Rio de Janeiro, 13 de Setembro de 2025

Lira valoriza a presença na gestão Lula e garante apoio na área política

Arquivado em:
Sexta, 12 de Setembro de 2025 às 21:25, por: CdB

Desde que Lira assumiu o controle da Caixa, no fim de 2023, Valença tem ampliado o próprio currículo. Por indicação do ex-presidente da Câmara, trabalhou como gerente jurídico da Caixa Residencial de fevereiro a abril de 2024.

Por Redação – de Brasília

Com trânsito azeitado nas hostes do bolsonarismo e, ao mesmo tempo, presente na administração do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), mantém dois aliados na Presidência de subsidiárias da Caixa Econômica Federal (CEF) e amplia seu controle sobre a Caixa Seguridade.

Lira valoriza a presença na gestão Lula e garante apoio na área política | Lira, fora dos holofotes, permanece com poder junto ao ‘Centrão’
Lira, fora dos holofotes, permanece com poder junto ao ‘Centrão’

Ex-prefeito de São José da Laje (AL), Rodrigo Valença foi indicado por Lira para a presidência da Caixa Residencial, empresa responsável por todos os seguros habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, que já entregou mais de 8 milhões de moradias.

Desde que Lira assumiu o controle da Caixa, no fim de 2023, Valença tem ampliado o próprio currículo. Por indicação do ex-presidente da Câmara, trabalhou como gerente jurídico da Caixa Residencial de fevereiro a abril de 2024. Com tamanho poder na máquina pública, Lira tem sido demandado na determinação do governo de impedir o avanço de projetos nocivos ao Planalto, a exemplo do Projeto de Lei (PL) da Anistia.

 

Indicação

Com a ida de Valença para o cargo, Lira conseguiu nomear na Presidência da Caixa Assistência outro aliado, Arlindo Garrote, ex-prefeito de Estrela de Alagoas (AL) e ex-coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) em Alagoas — o que também havia ocorrido por indicação do parlamentar. A nomeação para a Caixa Assistência dispensa avaliação direta da Superintendência de Seguros Privados (Susep), conforme apurou a mídia conservadora.

A Caixa Seguridade, que reúne as duas subsidiárias, diz que as nomeações seguiram leis e normas internas. A Caixa não informou quais critérios Valença e Garrote preenchem.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo