Rio de Janeiro, 13 de Setembro de 2025

Popularidade do presidente apresenta melhora, constatam pesquisas

Arquivado em:
Sexta, 12 de Setembro de 2025 às 21:20, por: CdB

Aqueles que avaliam o governo como “ruim” ou “péssimo” são agora 38% quando, em junho, eram 43%. Aqueles que consideram o governo “regular” são 31% agora, ante 29% da vez passada.

Por Redação – de Brasília

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem apresentado uma melhora significativa no índice de avaliação positiva, que avançou 5 pontos percentuais, enquanto a desaprovação recuou na mesma proporção, apontou pesquisa Ipsos-Ipec detalhada nesta sexta-feira. Segundo o levantamento, divulgado inicialmente na noite passada, 30% dos entrevistados avaliaram a gestão Lula como “ótima/boa”, parcela que na última rodada, em junho, era de 25%.

Popularidade do presidente apresenta melhora, constatam pesquisas | A popularidade do presidente Lula teve melhora significativa nas últimas semanas, segundo pesquisas
A popularidade do presidente Lula teve melhora significativa nas últimas semanas, segundo pesquisas

Aqueles que avaliam o governo como “ruim” ou “péssimo” são agora 38% quando, em junho, eram 43%. Aqueles que consideram o governo “regular” são 31% agora, ante 29% da vez passada.

— Os números de setembro indicam um respiro importante para o governo, revertendo a tendência de alta da avaliação negativa que marcou o primeiro semestre. A recuperação de 5 pontos na medida positiva é estatisticamente relevante e sugere que a percepção negativa pode ter atingido seu pico em junho — aponta a diretora da Ipsos-Ipec, Márcia Cavallari.

Desaprovação

Os entrevistados também avaliaram a maneira de governar de Lula. A aprovação subiu 5 pontos percentuais, de 39%, em junho, para 44% agora. A desaprovação caiu de 55% para 51%.

Lula permanece bem avaliado nas fatias do eleitorado onde tradicionalmente acumula maior popularidade. Ele se sai melhor entre quem declarou ter votado nele, entre os nordestinos, os que possuem ensino fundamental, os de renda familiar mensal de até 1 salário mínimo e os católicos.

Ele tem índices de aprovação mais baixos entre quem afirma ter votado em Jair Bolsonaro, moradores da região Sul, os com mais renda, os que votaram em branco/nulo na última eleição e aqueles com Ensino Médio, além dos evangélicos. A pesquisa Ipsos-Ipec foi realizada com 2 mil pessoas em 132 cidades do Brasil entre 4 e 8 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Crise política

Encerrado o julgamento do ex-mandatário neofascista Jair Bolsonaro (PL) pela trama golpista e diante do ataque de Donald Trump em defesa do aliado, a aprovação do governo Lula (PT) subiu para 33%, melhor índice do ano, e se aproxima da reprovação, de 38%. Outros 28% acham a gestão regular, segundo a nova pesquisa do Datafolha, feita na segunda e terça-feiras desta semana.

Foram entrevistadas 2.005 pessoas com mais de 16 anos em 113 cidades, gerando um resultado com margem de erro global de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Lula havia começado 2025 em dificuldades, encurralado pela crise política, problemas econômicas e problemas com o PIX. Em dezembro passado, marcava 35% de ótimo/bom, 34% de ruim/péssimo e 29% de regular.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo