Do Val é investigado por participação direta na tentativa de golpe de Estado de janeiro de 2023.
Por Redação, com Brasil 247 – de Brasília
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), afirmou que a fuga do senador Marcos do Val (Podemos-ES) para os Estados Unidos reforça a necessidade da prisão preventiva de investigados que descumprem medidas cautelares. Do Val, que está com o passaporte bloqueado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), viajou nesta semana para Miami.

– Primeiro Eduardo, depois Zambelli… agora Marcos do Val – escreveu Lindbergh. “O senador descumpriu medida cautelar imposta pelo STF, que havia determinado o bloqueio e apreensão de seus passaportes, no âmbito da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado. Ignorando a ordem judicial, embarcou para os EUA no dia 23 de julho, ostentando o passaporte diplomático, num claro desafio à autoridade do Supremo Tribunal Federal”.
Golpe de Estado
Do Val é investigado por participação direta na tentativa de golpe de Estado de janeiro de 2023. As acusações incluem divulgação de documento confidencial, associação criminosa, abolição violenta do Estado democrático de Direito e organização criminosa. O Ministério Público também apura sua articulação com militares e aliados bolsonaristas para deslegitimar o resultado das eleições.
Segundo Lindbergh, o STF não pode tolerar a violação de medidas cautelares. “O caso reforça o debate sobre a necessidade de decretação de prisão preventiva, juridicamente plausível diante da reiteração de condutas ilícitas, da fuga internacional e da obstrução de justiça. O STF não pode tolerar que investigados em liberdade tratem medidas cautelares como meras recomendações”, completou.