Rio de Janeiro, 26 de Julho de 2025

Zambelli confessa que fugiu do país para não ser presa por 10 anos

Arquivado em:
Terça, 03 de Junho de 2025 às 20:27, por: CdB

A Procuradoria-Geral da República (PGR), contudo, discorda do argumento de Zambelli e pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta tarde, a prisão preventiva da parlamentar.

Por Redação – de Brasília

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) revelou, em transmissão ao vivo nas redes sociais nesta terça-feira, que está fora do Brasil “há alguns dias” e que pretende formalizar um pedido de licença do mandato parlamentar. Condenada a 10 anos de prisão por participação na invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a parlamentar afirmou que viajou à Europa em busca de tratamento médico.

Zambelli confessa que fugiu do país para não ser presa por 10 anos | Deputada Carla Zambelli (PL-SP), envolvida em uma série de processos no STF
Deputada Carla Zambelli (PL-SP), envolvida em uma série de processos no STF

— Queria anunciar que estou fora do Brasil já faz alguns dias. Eu vim a princípio buscando tratamento médico que eu já fazia aqui e agora eu vou pedir para que eu possa me afastar do cargo. Tem essa possibilidade da Constituição, acho que as pessoas conhecem um pouco mais essa possibilidade hoje em dia porque foi o que o Eduardo (Bolsonaro) fez também — disse Zambelli.

A Procuradoria-Geral da República (PGR), contudo, discorda do argumento de Zambelli e pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta tarde, a prisão preventiva da parlamentar. O ministro do STF Alexandre de Moraes passou, então, a avaliar o pedido da PGR, e decidir se autoriza a prisão. 

 

Prisão

A condenação de Zambelli decorre da acusação de que ela teria invadido ilegalmente os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela foi condenada a cumprir uma pena de 10 anos e 8 meses de prisão. A parlamentar também foi sentenciada à perda do mandato, o que ainda aguarda os trâmites regimentais.

O advogado Daniel Bialski, que até então era responsável pela defesa da deputada, comunicou sua saída do caso. “Fui apenas comunicado pela deputada que estaria fora do Brasil para dar continuidade a um tratamento de saúde”, afirmou, em nota.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo