Cidade poderá ter temperaturas acima de 35º C no fim de semana; com crianças e idosos, o cuidado deve ser redobrado.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
Hora de beber muita água e tomar cuidados com a pele. Começa oficialmente, nesta quarta-feira, o chamado ‘veranico’ na cidade do Rio. O fenômeno, atípico para agosto, trará dias de sol intenso, céu limpo e temperaturas que podem ultrapassar 35 °C em alguns bairros.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), este período de calor fora de época é causado por um bloqueio atmosférico, que impede a chegada de frentes frias à região Sudeste — o ‘tampão’ vai atuar principalmente no Sul e Centro Oeste do Brasil. A previsão é de que o veranico dure pelo menos até o fim da próxima semana.
Entre os principais cuidados recomendados estão a hidratação constante, evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, uso de roupas leves, óculos escuros, chapéus e protetor solar. A atenção deve ser redobrada com crianças e idosos por conta dos índices baixos de umidade do ar.
– Oficialmente estamos no inverno, mas a radiação ultravioleta segue alta nessa estação. Muitas vezes, as pessoas acham que é possível ‘relaxar’ com os cuidados com a pele, mas é importante passar protetor solar para evitar a exposição prolongada ao sol. Em alguns casos, essa exposição pode ocasionar queimaduras e também é preciso ficar atento para os sinais do corpo, como manchas de tamanho anormal ou que apresentem – diz a dermatologista Mirella Torres.
Cidade sem chuva e temperatura subindo
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR) informou que, entre esta terça e a próxima sexta-feira, não há previsão de chuva e as temperaturas apresentarão elevação gradual. As tardes estarão mais quentes e com ventos moderados a ocasionalmente fortes, na terça, quarta, sexta e no sábado. Na quinta-feira, os termômetros podem alcançar os 34°C.
– O veranico pode ocorrer sempre que há um período longo com dias de sol e sem incidência de frentes fria. No município, o fenômeno não deve ser tão persistente quanto em outras partes do país. Entretanto, as temperaturas estarão acima dos 30°C entre quarta e domingo – destaca a meteorologista-chefe do Sistema Alerta Rio, Raquel Franco.
Além do verão fora de época, a baixa umidade relativa é outro ponto de atenção para os próximos dias. Entre a quinta e o sábado (21 a 23), a umidade relativa do ar poderá atingir valores abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em pontos da cidade, no período da tarde.
Confira as maiores temperaturas de agosto registrada pelo Alerta Rio, até o momento (1° a 17):
1. 34,7°C, no dia 08 de agosto, em Irajá
2. 31,7°C, no dia 03 de agosto, em Irajá
3. 31,1°C, no dia 04 de agosto, no Jardim Botânico
4. 29,5°C, no dia 02 de agosto, em Guaratiba, e no dia 13 de agosto, em Santa Cruz
5. 28,9°C, no dia 07 de agosto, em Irajá