Com 3 milhões de cadastros, sistema é aceito em ônibus, BRTs, vans, no VLT e em embarque no metrô.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
O cartão Jaé, que passou a ser o único sistema de bilhetagem aceito nos transportes municipais do Rio, completou na terça-feira o seu primeiro mês de operação exclusiva com queixas de usuários sobre falhas no seu uso. O sistema já conta com 3 milhões de cadastros, o equivalente a mais de 80% das viagens.

“Muita gente com problema de sumir saldo do Jaé (…). Ontem, fui embarcar e tinha passageiro com problema, dando ‘não autorizado’”, escreveu um usuário do sistema em seu perfil no X (antigo Twitter). “Cartão do Jaé tá tirando a minha paz, que ódio”, escreveu outra usuária do sistema.
“Eduardo Paes, a p… da sua invenção não funciona direito (…). Como pode eu ter acabado de passar o cartão pela primeira vez e em seguida eu ter saldo insuficiente”, questionou uma internauta, marcando o perfil do prefeito do Rio na rede social. “Todo dia essa praga desse cartão dá problema”, reclamou um jovem.
Problemas enfrentados pelos usuários
Procurada pela Agenda do Poder, o Jaé informou que todos os problemas enfrentados pelos usuários devem ser comunicados pelos canais de atendimento, onde cada situação é analisada e verificada.
Pelo app, é possível gerar um QR Code para pagar a passagem, acompanhar o saldo, fazer recarga e verificar os extratos de uso.