Segundo o presidente ucraniano, a conversa direta com o presidente russo pode abrir caminho para o fim do conflito.
Por Redação, com CartaCapital – de Kiev, Moscou
O presidente Volodymyr Zelensky anunciou nesta sexta-feira que negociadores ucranianos e russos começaram a discutir uma possível reunião com seu homólogo Vladimir Putin.

– Precisamos encerrar esta guerra, que provavelmente começará com uma reunião dos líderes – disse Zelensky em um encontro com jornalistas, acompanhado pela agência francesa de notícias AFP na quinta-feira.
Os negociadores russos “começaram a discutir” o assunto com o lado ucraniano, acrescentou.
Separadamente, Zelensky disse ter ouvido manifestantes contrários à lei que revoga a independência dos órgãos anticorrupção, razão pela qual decidiu apresentar um novo projeto de lei.
– É completamente normal que as pessoas reajam quando não querem algo ou quando não gostam – comentou o presidente ucraniano.
– É muito importante que ouçamos e respondamos da maneira correta – disse ele.
Sistemas de defesa
Na reunião com repórteres, Zelensky indicou que a Ucrânia estava trabalhando no financiamento de dez sistemas de defesa aérea Patriot, após um acordo com Washington que permite que países europeus comprem armas americanas para fornecer a Kiev.
– O presidente dos Estados Unidos vai entregar esses sistemas para que sejam vendidos a nós. Nossa tarefa é encontrar financiamento para esses dez sistemas – afirmou Zelensky, acrescentando que o financiamento para três deles já havia sido garantido.