Segunda, 19 de Setembro de 2022 às 10:16, por: CdB
A data para comemorar o Dia da Árvore foi escolhida por anteceder o início da Primavera no Hemisfério Sul e tem o objetivo de chamar atenção para a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente.
Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro
A prefeitura do Rio, por meio da Secretaria do Ambiente e Clima, vai promover diversas ações para o público em parques naturais municipais, nesta semana, em comemoração ao Dia da Árvore. As atividades, gratuitas e para todas as idades, acontecem no Bosque da Barra, Parque Marapendi, Chico Mendes, Bosque da Freguesia, Parque Grajaú, Mendanha, Catabumba, Grumari e Chacrinha.
O Parque da Catacumba terá atividades durante a Semana da Árvore
A data para comemorar o Dia da Árvore foi escolhida por anteceder o início da Primavera no Hemisfério Sul e tem o objetivo de chamar atenção para a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente. No Brasil, a data é comemorada desde 1965, quando foi publicado um decreto pelo então presidente Castelo Branco.
Sustentabilidade e meio ambiente
O vice-prefeito do Rio e secretário municipal do Ambiente e Clima, Nilton Caldeira, destacou a importância de oferecer atividades voltadas para a sustentabilidade e meio ambiente aos cariocas, especialmente às crianças.
– Promover ações que demonstrem a importância de preservar o meio ambiente é essencial para gerar uma conscientização da população e, aos poucos, mudar pequenos hábitos que fazem a diferença. E ensinar isso desde cedo é ainda mais importante. Por isso, aproveitem a programação durante essa semana especial – disse Nilton Caldeira.
A programação também abrange comemorações ao Dia da Luta Contra as Mudanças Climáticas, nesta terça, incluída recentemente no calendário oficial da cidade, e ao Dia Mundial Sem Carro, na quinta, além da chegada da Primavera. As atividades começam nesta terça-feira e vão até o dia 1º de outubro.