Com 10,1 °C registrados em Jacarepaguá, capital fluminense tem a madrugada mais fria de 2025; Inmet confirma tendência de frio até o domingo, sem previsão de chuva.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
A cidade do Rio de Janeiro registrou na manhã desta quarta-feira a menor temperatura do ano: 10,1 °C, marcados às 7h na estação meteorológica de Jacarepaguá, na Zona Oeste da capital. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que confirmou o novo recorde e indicou que o frio intenso deve persistir nos próximos dias. Até então, o menor registro de 2025 havia sido de 10,2 °C, no dia 16 de julho, na Vila Militar.

Apesar do frio, o tempo permanece firme e sem previsão de chuva. O sol deve aparecer entre nuvens ao longo do dia, segundo a previsão do Inmet. A influência de um sistema de alta pressão no oceano continuará impulsionando ventos marítimos sobre a cidade, o que manterá as temperaturas baixas, especialmente durante a madrugada.
Estação da Vila Militar fora do ar pode ter registrado marcas ainda menores
Embora a estação de Jacarepaguá tenha registrado oficialmente a menor temperatura do ano, o Inmet alerta que a Vila Militar, que costuma apresentar as menores marcas na cidade, está com problemas técnicos desde o dia 23 de julho. Assim, é possível que a região tenha enfrentado temperaturas ainda mais baixas nesta quarta-feira, mas os dados não foram captados.
Frio continua até o domingo, sem risco de chuva
A previsão para os próximos dias indica a manutenção do frio, com madrugadas geladas e tardes amenas. Até o próximo domingo, o cenário deve se repetir, sem expectativa de chuva. A tendência é de céu parcialmente nublado, com sol aparecendo entre nuvens, o que deve trazer algum alívio térmico apenas nas horas mais quentes do dia.
A queda nas temperaturas tem surpreendido moradores, especialmente em regiões menos habituadas ao frio. Com o inverno em pleno vigor e a influência de massas de ar frio, a capital fluminense se prepara para uma sequência de dias gelados — e a população deve ficar atenta para se proteger, especialmente nas madrugadas.
A última vez que o Rio registrou temperaturas tão baixas foi em julho de 2023, quando os termômetros também se aproximaram dos 10 °C. Ainda assim, o clima deste ano tem chamado atenção pela persistência e intensidade do frio, especialmente na Zona Oeste.