Rio de Janeiro, 06 de Julho de 2025

Rio: comitê vai apoiar policiamento de proximidade

Arquivado em:
Quinta, 17 de Junho de 2021 às 11:06, por: CdB

 

Os programas de policiamento de proximidade ou comunitário, dentro e fora das comunidades, passarão a ter um comitê gestor que vai elaborar, aprovar e monitorar projetos que envolvam políticas públicas de segurança.

Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro

Os programas de policiamento de proximidade ou comunitário, dentro e fora das comunidades, passarão a ter um comitê gestor que vai elaborar, aprovar e monitorar projetos que envolvam políticas públicas de segurança.
policia-2.jpg
Comitê vai apoiar policiamento de proximidade
A criação do grupo foi publicada no Diário Oficial de quarta-feira. O objetivo é integrar diversas secretarias e órgãos do Estado neste comitê, participam as secretarias das polícias Civil e Militar, Casa Civil, Governo, Planejamento e Gestão, Assistência Social e Direitos Humanos, Defesa Civil e Administração Penitenciária, além do Instituto de Segurança Pública. - Um programa de policiamento de proximidade ou comunitário abrange muito mais do que a presença da polícia. A ideia é aproximar a comunidade da segurança pública, envolvendo a oferta, por parte do Estado, de outros serviços - explicou o governador Cláudio Castro. O governador acrescentou que a criação do comitê é mais uma etapa da política de segurança pública do Governo do Estado, que já conta com a reestruturação da Operação Segurança Presente e o lançamento do Bairro Seguro, programa de policiamento de proximidade que na primeira etapa contempla 28 locais. - A próxima etapa é definir as ações nas comunidades e áreas conflagradas, e esse comitê vai nos ajudar nessa missão - disse Cláudio Castro. De acordo com o decreto publicado quarta-feira no Diário Oficial, existe a necessidade de articulação e integração de vários órgãos públicos diretamente envolvidos na prevenção e controle da criminalidade em suas diversas modalidades. Além disso, é necessária a atuação e gestão conjunta dos programas de policiamento de proximidade ou comunitário. Além de elaborar e aprovar projetos, o comitê gestor de políticas públicas de segurança dos programas de policiamento de proximidade ou comunitário também vai fazer o monitoramento dos projetos, para verificar se estão sendo bem executados ou se necessitam de ajustes.
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo