Agentes do Rio de Janeiro e de Goiás cumpriram mandados na Baixada Fluminense contra quadrilha que usava ameaças e clonagem de celular para extorquir valores acima de R$ 150 mil.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
Uma operação conjunta das polícias civis do Rio de Janeiro e de Goiás foi deflagrada nesta quarta-feira para desarticular uma quadrilha especializada no golpe do falso sequestro. A ação cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão nos municípios de Mesquita, São João de Meriti e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. As investigações também apontaram conexões do grupo criminoso em Minas Gerais e São Paulo.

O caso que desencadeou a investigação ocorreu em abril do ano passado, em Goiás. Segundo a polícia, a vítima foi mantida sob grave ameaça durante horas e obrigada a transferir mais de R$ 150 mil — valor retirado de contas pessoais, de familiares e até da empresa da família.
Para ampliar o alcance do crime, os golpistas obrigaram a vítima a espelhar a tela do celular, permitindo acesso remoto e indevido às informações e senhas. Com isso, também conseguiram utilizar seu cartão de crédito para compras e transações fraudulentas.
Fraudes
De acordo com os investigadores, todos os alvos identificados receberam parte do dinheiro enviado pela vítima. As autoridades ainda buscam identificar e prender os mentores do esquema, que teria ramificações interestaduais e uso sofisticado de tecnologia para aplicar as fraudes.
A operação desta quarta-feira é coordenada pelo Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e conta com o apoio de equipes de inteligência e unidades de investigação de ambos os estados. As diligências continuam para localizar outros envolvidos e rastrear o destino dos valores desviados.