Um intenso tiroteio começou por volta das 6h na comunidade, conforme registro do Instituto Fogo Cruzado.
Por Redação, com Agenda do Poder e ACS – do Rio de Janeiro
O Morro do Dendê, na Ilha do Governador, e o Complexo do Chapadão, na Zona Norte do Rio, amanheceram com operações da Polícia Militar na manhã desta segunda-feira. Nos dois lugares, as ações miram a retirada de barricadas — no Chapadão, bandidos incendiaram pneus para obstruir as vias.

Segundo a Polícia Militar, agentes do 17º BPM (Ilha do Governador), com apoio do 22º BPM (Maré) e do 3º BPM (Méier), atuam no Morro do Dendê para coibir atividades de traficantes. Um intenso tiroteio começou por volta das 6h na comunidade, conforme registro do Instituto Fogo Cruzado.
Quatro traficantes acabaram presos e, com eles, os agentes apreenderam quatro fuzis. Segundo informações preliminares, os criminosos são ligados à facção Terceiro Comando Puro (TCP).
Bandidos costumam exigir um “pedágio” para que motoristas e mototaxistas de aplicativos circulem na região. Por esse motivo, muitos evitam a área.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, duas clínicas da família que atendem a região do Dendê mantiveram o atendimento à população, mas suspenderam as visitas domiciliares nesta segunda.
Pneus queimados no Complexo do Chapadão
Já no Complexo do Chapadão, criminosos queimaram pneus para obstruir as ruas. Agentes do 41º BPM (Irajá) estão patrulhando e reforçando o policiamento na região, informou a PM.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que uma clínica da família que atende a região mantém o atendimento à população, mas suspendeu as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares.
Na região, seis escolas municipais foram afetadas pela ação, informou a Secretaria Municipal de Educação.
Até o momento não há registro de presos.
Drogas na praia de Copacabana
Policiais civis da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) e policiais militares do Batalhão de Polícia de Turismo (BPTur) capturaram, na última sexta-feira, quatro criminosos, na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio. Três foram presos traficando drogas e o quarto por envolvimento com o golpe da maquininha.
Após trabalho de inteligência, os policiais realizaram diligências e flagraram três homens comercializando entorpecentes e cigarros eletrônicos. Com eles, foram encontrados também dois celulares e uma máquina de cartão.
De acordo com os agentes, os criminosos já vinham sendo monitorados pela prática de tráfico de drogas na praia de Copacabana. Eles foram conduzidos à delegacia e responderão pelo crime de tráfico de drogas.
Na ação, um outro homem foi preso por ter atacado um policial militar. Ele vai responder pelos crimes de resistência, lesão corporal e desacato. Além disso, ele foi reconhecido pelos policiais por estar envolvido em outra investigação, do golpe da maquininha.