Rio de Janeiro, 30 de Agosto de 2025

Jaé registra mais de 3 milhões de cadastros

Arquivado em:
Sexta, 01 de Agosto de 2025 às 11:29, por: CdB

Segundo a Prefeitura do Rio, já são mais de 3,3 milhões de cadastros no Jaé. Em julho, 22 milhões de viagens foram registradas. Atualmente, o número de embarques, por dia, com o cartão é de 1,1 milhão.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

A partir deste sábado, o uso do cartão Jaé passa a ser obrigatório para embarque em ônibus municipais, BRT, VLT e vans legalizadas. Na quinta-feira, o prefeito Eduardo Paes, o vice-prefeito Eduardo Cavaliere e a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, apresentaram no Centro de Operações e Resiliência (COR) os dados mais recentes sobre o novo sistema de bilhetagem, que já conta com mais de 3,3 milhões de cadastros.

Jaé registra mais de 3 milhões de cadastros | Dois validadores. Passageiros ficam indecisos sobre o uso dos cartões Jaé e Riocard
Dois validadores. Passageiros ficam indecisos sobre o uso dos cartões Jaé e Riocard

Segundo a Prefeitura do Rio, já são mais de 3,3 milhões de cadastros no Jaé. Em julho, 22 milhões de viagens foram registradas. Atualmente, o número de embarques, por dia, com o cartão é de 1,1 milhão.

– Chegamos ao grande dia. Foi um caminho árduo, longo e desafiador, mas hoje podemos reafirmar que é plenamente possível manter a data de 2 de agosto para o início da exclusividade do Jaé nos transportes municipais. É uma transformação muito importante para a cidade, para o sistema de transporte e, especialmente, para a população mais pobre que depende do transporte público – declarou Eduardo Paes.

Para o uso do vale-transporte, foram cadastrados 956.771 trabalhadores. O valor total de recarga em julho para o vale-transporte foi de R$ 125.106.142,52. Em comparação com o mês de junho, a solicitação de vale-transporte teve um crescimento de 672%.

Até o momento, 1,37 milhão de cartões físicos foram entregues nas lojas e enviados ao domicílio dos solicitantes. Mais de 161 mil cartões estão nas lojas para serem retirados e estão em produção 38.254 cartões.

– O carioca atendeu aos nossos apelos e se organizou, alcançando 96% dos usuários de vale-transporte já recarregando o Jaé e mais de 400 mil gratuidades cadastradas. Nosso pedido, especialmente aos idosos, é que evitem ir aos postos nesta sexta-feira, véspera da operação exclusiva do Jaé na cidade do Rio, a menos que seja necessário. É fundamental lembrar que qualquer idoso pode usar o transporte público apresentando apenas a identidade – destacou Eduardo Cavaliere.

Bilheterias exclusiva

O sistema BRT conta com bilheterias exclusivas para o cartão Jaé, presentes em 100 estações e totalizando 114 pontos de venda. Nesses locais, o passageiro pode adquirir o cartão e realizar recargas em dinheiro, ampliando as opções de atendimento e facilitando o acesso ao novo sistema de bilhetagem.

As integrações do Bilhete Único Carioca (BUC) pela tarifa de R$ 4,70 só serão válidas com o Jaé. O benefício contempla até três integrações em até três horas quando houver uso do BRT, e até duas integrações nos demais modais — ônibus municipais, VLT e vans — nas demais viagens.

– Tivemos um crescimento muito expressivo no último mês, o que nos deixa confiantes na consistência do sistema. O recado mais importante agora, com a proximidade do marco de 2 de agosto, é para as empresas e seus departamentos de RH: procurem o Jaé e façam o cadastro pelo site ou telefone. Sabemos que houve um volume grande de registros, mas ainda há um número residual de empresas que não realizaram a recarga para seus funcionários. É fundamental que isso seja feito hoje (ontem) ou amanhã (hoje) – disse a secretária Maína Celidonio.

Com a instalação dos validadores do Jaé nas estações do Metrô, os passageiros que utilizam a integração com os modais municipais vão poder usar o novo sistema de bilhetagem a partir deste sábado.  Esses validadores serão destinados exclusivamente ao público pagante do Jaé, com uso dos cartões preto e verde. As gratuidades do Jaé não serão aceitas no metrô. Portanto, apenas os cartões verde e preto serão válidos para uso.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo