Rio de Janeiro, 30 de Agosto de 2025

Golpistas que se passavam por advogados são detidos na Ilha

Arquivado em:
Quarta, 20 de Agosto de 2025 às 10:45, por: CdB

Policiais buscam prender outros envolvidos em Cabo Frio, na Região dos Lagos e em Campos, no Norte Fluminense.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

Três suspeitos de participação no golpe do “falso advogado” foram presos, nesta quarta-feira, durante operação do Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC) na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. A ação também mira alvos em Cabo Frio, na Região dos Lagos, e em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Na Ilha, moradores relataram tiroteios no Morro do Dendê desde as primeiras horas da manhã.

Golpistas que se passavam por advogados são detidos na Ilha | Agentes buscam cumprir mandados de prisão em três municípios
Agentes buscam cumprir mandados de prisão em três municípios

A ação é parte da Operação Lex Falsa, da Polícia Civil de Santa Catarina. Na Ilha do Governador, policiais contam com apoio de militares do 17º BPM (Ilha do Governador) vasculhando a área do Morro do Dendê. Houve intenso tiroteio na região por volta das 6h20, registrou o Instituto Fogo Cruzado. Também há movimentação de blindados pelo local.

Como funciona o golpe?

Os alvos são pessoas físicas e jurídicas que se associavam com frequência e usavam indevidamente da identidade de advogados catarinenses e dados de processos judiciais. Com as informações em mãos, os criminosos faziam contato com as vítimas se passando por seus advogados.

Segundo a polícia, os envolvidos utilizavam documentos verdadeiros ou fabricados, além de artifícios, como sentenças ou guias de pagamento. Primeiro eles solicitam o depósito de custas processuais inexistentes prometendo a liberação de valores, e depois induzem um grande número de pessoas ao erro, lucrando com a fraude.

Ainda segundo a investigação, pessoas do Rio de Janeiro e de outros estados se envolveram no esquema.

Os policiais também buscam cumprir um mandado de busca e apreensão contra uma pessoa investigada por invasão de dispositivo informático. As buscas estão sendo reforçadas em parceria com a Polícia Civil de Santa Catarina.

Operação na Ilha

Esta é a segunda operação realizada na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, só nesta semana. Na segunda-feira, foi a vez da Polícia Militar atuar na região do Morro do Dendê, em busca de suspeitos envolvidos em atividades criminosas na região.

Na ocasião, em represália à operação, os bandidos sequestraram 13 ônibus para usar como barricadas, o que acabou afetando o tráfico de outras 19 linhas. Como resultado, oito criminosos acabaram presos, entre eles, dois adolescentes apreendidos.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo