Rio de Janeiro, 30 de Agosto de 2025

Conferência das Cidades debate políticas e desafios urbanos

Arquivado em:
Quarta, 13 de Agosto de 2025 às 12:18, por: CdB

O evento foi aberto pelo secretário estadual das Cidades, Douglas Ruas, que destacou a importância da mobilização em torno de soluções para os desafios do futuro.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

O segundo dia da 6ª Conferência Estadual das Cidades, realizado na terça-feira, no Rio de Janeiro, foi marcado por debates sobre políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano e à melhoria da qualidade de vida nos municípios fluminenses.

Conferência das Cidades debate políticas e desafios urbanos | Desafios urbanos e políticas públicas em pauta na Conferência das Cidades
Desafios urbanos e políticas públicas em pauta na Conferência das Cidades

O evento foi aberto pelo secretário estadual das Cidades, Douglas Ruas, que destacou a importância da mobilização em torno de soluções para os desafios do futuro.

– Com uma grande estrutura e muito trabalho da equipe da Secretaria das Cidades, avançamos em discussões voltadas a gerar políticas públicas que terão o intuito de transformar as nossas cidades, preparando-as para os desafios do futuro e levando mais dignidade a toda a população fluminense – afirmou Ruas.

A programação contou com grupos temáticos que discutiram Habitação, Saneamento Básico e Mobilidade Urbana. Foram apresentados os segmentos da sociedade civil participantes da conferência, aprovado o regulamento do evento e realizados painéis em três eixos principais: Urbanismo Integrado e Políticas Públicas, Financiamentos e Gestão Pública, além de Sustentabilidade, Tecnologia e Transversalidades.

Política de Mobilidade Urbana

Entre as palestras, o engenheiro civil William Aquino Pereira abordou a Política de Mobilidade Urbana, enquanto a superintendente executiva da Caixa Econômica Federal, Micilene Izidoro Rangel, falou sobre Habitação e Regularização Fundiária. O arquiteto e urbanista Vicente Loureiro tratou do tema Gestão Interfederativa, Regiões Metropolitanas e Financiamentos. A geógrafa Suzana Barbosa destacou o papel do Controle Social e da Gestão Democrática das Cidades, e a gestora de projetos Nina Braga apresentou reflexões sobre Transformação Digital e Territórios.

A conferência segue como um espaço de diálogo entre governo, especialistas e sociedade civil, buscando soluções inovadoras e sustentáveis para tornar as cidades do Rio de Janeiro mais inclusivas, eficientes e preparadas para o futuro.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo