Espaço modernizado ganhou melhorias estruturais, nova pintura, sistema elétrico atualizado e academia ao ar livre para impulsionar o comércio local.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
O Centro Comercial Joaquim de Queiroz, importante ponto de encontro e comércio no Complexo do Alemão, foi reinaugurado no fim de julho após oito meses de obras de revitalização, segundo o diário conservador carioca O Globo. Situado na Estrada do Itararé, na comunidade Alvorada, próxima a Ramos, o local recebeu uma repaginação completa, com investimento de cerca de R$ 1,2 milhão.

A reforma incluiu melhorias estruturais como a modernização do sistema elétrico, a reforma geral dos banheiros, a substituição do piso da área do deque por porcelanato e granito, a instalação de um novo guarda-corpo e a atualização do sistema de drenagem e das calhas. As fachadas internas e externas foram pintadas, e o local ganhou ainda uma academia ao ar livre, ampliando o uso do espaço pela comunidade.
Construído em 2008, durante as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o centro abriga mais de 30 boxes que reúnem salões de cabeleireiro, centros de estética, estúdios de tatuagem e restaurantes.
Obras
A execução das obras ficou a cargo da Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI). Para o secretário da pasta, Wanderson Santos, a intervenção é estratégica para fomentar a economia local.
— É algo importante para os moradores, é um comércio pujante. Áreas públicas precisam ser valorizadas — afirmou.
Os comerciantes também comemoram as melhorias. Tainá Freitas, que há cinco meses comanda um estúdio de epilação no centro, disse que a modernização já impacta positivamente o movimento.
— Achei que ficou muito, muito bom. Estava mesmo precisando de obras. Os clientes se sentem melhor; a gente que trabalha se sente melhor. Está mais confortável e aconchegante — disse. O retorno tem sido muito bom. É um lugar bem acessível e agora ficou mais fácil ainda de vir.
A prefeitura já prepara a entrega de outro espaço comercial na região. Em cerca de dois meses, será reinaugurado o Centro Comercial da Grota, que conta com aproximadamente 20 boxes e recebeu investimento de R$ 350 mil, dando continuidade ao plano de revitalização dos centros de comércio comunitários do Complexo do Alemão.