Lula aparece com 42,4% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, que tem 33,9%. Ciro Gomes (PDT) é o terceiro colocado com uma distância ainda maior para o segundo lugar, com apenas 4,3% no colégio eleitoral fluminense.
Por Redação - do Rio de Janeiro
O ex-presidente Lula (PT) lidera as intenções de voto no Rio de Janeiro para retornar à Presidência da República e detêm um nível menor de rejeição do que seu adversário direto, o presidente Jair Bolsonaro (PL), revela pesquisa presencial da Prefab Future divulgada nesta segunda-feira.
Lula não para de subir no conceito dos eleitores brasileiros desde que retomou seus direitos políticos
Lula aparece com 42,4% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, que tem 33,9%. Ciro Gomes (PDT) é o terceiro colocado com uma distância ainda maior para o segundo lugar, com apenas 4,3% no colégio eleitoral fluminense.
Indecisos
No levantamento anterior, de março, Lula registrava 34,4%. À época, estavam ainda listados como candidatos Eduardo Leite (PSDB), João Doria (PSDB) e Sergio Moro (União Brasil). A atual lista de candidatos do Prefab já veio sem esses pré-candidatos, que deixaram a disputa.
Ao modelo estimulado foram adicionados os nomes de Pablo Marçal (Pros), Luciano Bivar (União Brasil) e Eymael (Democracia Cristã). O petista cresceu oito pontos desde então.
O resultado do Prefab, no entanto, aponta um cenário diferente daquele divulgado pela Paraná Pesquisas, no último sábado, que mostra um empate técnico entre Lula (37,9%) e Bolsonaro (37,5%).
— Seguimos com uma tendência plebiscitária no Estado do Rio de Janeiro, que acaba por refletir os números nacionais. O baixo número de indecisos caracteriza uma improvável mudança de cenário — afirmou a jornalistas o professor Henrique Serra, diretor técnico do Prefab.
Rejeição
Lula é o preferido tanto entre os jovens quanto entre aqueles que têm mais de 60 anos. Se entre os jovens a vantagem é ampla - 53% contra 25% de Bolsonaro - entre os mais velhos a balança fica mais equilibrada. Neste recorte, Lula soma 40% contra 37%, o que caracteriza empate técnico dentro da margem de erro.
Bolsonaro, contudo, lidera o ranking de rejeição. Entre os entrevistados, 45,8% declararam que "nunca" votariam no atual mandatário. Lula aparece com 34,4%.
A pesquisa ouviu 1,6 mil pessoas presencialmente entre 27 e 31 de maio. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,45 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).