Rio de Janeiro, 17 de Junho de 2025

Vendas de eletroeletrônicos ajudam a recompor setor industrial

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Terça, 11 de Julho de 2023 às 15:01, por: CdB

De acordo com a entidade, o crescimento em 2023, registrado desde janeiro, interrompeu um dos piores ciclos do setor. As vendas de eletroeletrônicos nacionais vinham registrando 18 meses de quedas consecutivas.


Por Redação, com ABr - de São Paulo

A indústria nacional de eletroeletrônicos registrou elevação de 13% nas vendas no primeiro semestre de 2023 em comparação a igual período do ano passado. Foram comercializados 44,02 milhões de unidades nos seis primeiros meses do ano, ante 39,07 milhões em 2022. Os dados são da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros).

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As fritadeiras tipo air fryer têm se tornado mais populares entre os brasileiros


De acordo com a entidade, o crescimento em 2023, registrado desde janeiro, interrompeu um dos piores ciclos do setor. As vendas de eletroeletrônicos nacionais vinham registrando 18 meses de quedas consecutivas.

— Se o segundo semestre se mantiver dentro da média histórica de desempenho do segmento, podemos prever um crescimento anual entre 4% e 6% em relação a 2022 — disse o presidente executivo da Eletros, Jorge Nascimento, a jornalistas.

Juros altos


De acordo com o Nascimento, os juros permanecem sendo um dos principais obstáculos para a retomada das vendas no setor. Atualmente, a taxa básica de juros (Selic) está em em 13,75% ao ano. Esse patamar impacta, de acordo com Nascimento, especialmente o comércio de produtos de grande porte, como geladeiras, televisores, fogões e máquinas de lavar roupas, que são vendidos majoritariamente financiados.

“Com maior estabilidade na inflação, nos custos das matérias-primas e do frete, reduzir os juros passa a ser uma prioridade para todo o setor produtivo”, destacou. “As dificuldades no acesso e o custo do crédito prejudicam a indústria e o varejo”, complementou.

Maiores altas


A air fryer, ou fritadeira a ar, foi o eletroeletrônico cujas vendas apresentaram o maior crescimento no primeiro semestre. Assim, a comercialização do produto ficou 85% acima do registrado entre janeiro e junho de 2022. Já a linha branca, composta, principalmente, por geladeiras, fogões e máquinas de lavar roupas, registrou alta de 4% nas vendas.

As vendas de aparelhos de ar condicionado apresentaram alta de 16% no comparativo semestral com o mesmo período de 2022. Do mesmo modo, a venda de televisões teve alta de 19% registrada no primeiro semestre de 2023.

Conforme a Eletros, os resultados podem representar uma reviravolta nas expectativas da indústria, caso se sustentem no segundo semestre. “Estamos avaliando se os bons resultados se formarão como uma tendência ou se referem à reposição dos estoques pelo varejo”, ressalvou Jorge Nascimento.

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