Questionado sobre a possibilidade de conversar com Putin antes do prazo final, marcado para 8 de agosto, Trump não deu uma resposta clara.
Por Redação, com Sputnik – de Washington
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que, se não houver um acordo de cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia até a próxima semana, Washington imporá novas sanções a Moscou. No entanto, o republicano reconheceu que o homólogo russo, Vladimir Putin, é experiente em contornar esse tipo de medida.

– Se não houver um acordo com a Ucrânia, aplicaremos sanções. Mas ele [Putin] é bastante hábil com sanções. Sabe como evitá-las – declarou Trump em entrevista ao apresentador Rob Finnerty, da Newsmax, diretamente da Casa Branca.
Na última terça-feira, Trump já havia estipulado um novo prazo de 10 dias para a concretização de um acordo de paz. Caso expire sem avanços, prometeu aplicar tarifas secundárias contra a Rússia. Questionado se sua visão sobre Putin havia mudado nos últimos meses, Trump respondeu: “Ele é obviamente um cara durão, então isso não mudou”.
Prazo final
Questionado sobre a possibilidade de conversar com Putin antes do prazo final, marcado para 8 de agosto, Trump não deu uma resposta clara, mas indicou que reuniões estão sendo planejadas.
Enquanto isso, do lado russo, o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, afirmou que Moscou aguarda uma resposta concreta de Kiev à proposta de criação de grupos de trabalho sobre questões políticas e militares — iniciativa discutida nas três rodadas anteriores de negociações.
– Além dos acordos humanitários já estabelecidos, propusemos a formação de grupos de trabalho sobre temas políticos e militares. Isso seria um passo significativo rumo a acordos duradouros, como destacou o presidente Putin em 1º de agosto, durante encontro com o presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, na ilha de Valaam – declarou Lavrov em nota.