A Rio Ônibus informou que todas as chaves dos veículos foram roubadas e os mesmos foram usados para prejudicar o trânsito.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
Criminosos sequestraram ao menos 10 ônibus e usaram como barricadas durante uma operação da Polícia Militar na comunidade da Serrinha, em Madureira, Zona Norte do Rio, na manhã desta terça-feira. Um suspeito foi baleado.

A Rio Ônibus informou que todas as chaves dos veículos foram roubadas e os mesmos foram usados para prejudicar o trânsito na Avenida Edgard Romero, uma das principais da região. Eles acrescentaram que 15 linhas que circulam na região estão com itinerário alterado (veja lista no final). Só nesse ano, 78 coletivos já foram sequestrados.
Manifestantes bloquearam a via com objetos e lixeiras, que fica nas proximidades do Mercadão de Madureira e tem grande circulação de pessoas. Há imagens de homem mascarados batendo nas portas dos coletivos e mandando motoristas descerem.
A operação é conduzida pelo Comando de Operações Especiais (COE), com apoio do Batalhão de Choque e do Bope, e dá continuidade à ofensiva iniciada na segunda-feira.
Segundo a corporação, houve um confronto em uma região de mata, onde os criminosos construíram uma espécie de abrigo, e um suspeito com fuzil foi baleado.
O homem foi levado para o Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, não há informações sobre o estado de saúde. A ação motivou o grupo a interditar o trânsito na região.
– O combate ao crime organizado não vai parar. Infelizmente temos esses efeitos coleterais e eles usam a população com barreira. O Bope está lá e o policiamento reforçado. Vamos continuar combatendo o crime – disse o governado Cláudio Castro, em entrevista a TV Globo.
A MobiRio informou que os serviços que operam no trecho foram temporariamente suspensos às 11h, devido as barricadas, mas voltou a circular normalmente às 12h53. O Centro de Operações Rio recomendou que motoristas evitem a área, já que a via está interditada nos dois sentidos.
O serviço 42 (Manaceia x Galeão – Parador) chegou a ser interrompido e o 46 (Alvorada x Penha – Expresso) seguia apenas até o Terminal Paulo da Portela. Durante a ocorrência, um articulado foi atravessado na pista de rolamento, mas já foi retirado. O trânsito também foi liberado na Monsenhor Félix, onde dois ônibus foram cruzados na pista.
Após a normalização, moradores iniciaram um protesto pacífico pedindo paz na comunidade.
Linhas de ônibus com itinerário afetado
298 (Acari x Castelo)
355 (Madureira x Praça Tiradentes)
SR355 (Madureira x Praça Tiradentes
685 (Irajá x Méier)
SVA685 (Irajá x Méier)
SVB685 (Irajá x Méier)
774 (Madureira x Jardim América)
SV774 (Madureira x Jardim América)
775 (Madureira x Jardim América)
712 (Irajá x Cascadura)
721 (Vila Cruzeiro x Cascadura)
SV777 (Padre Miguel x Madureira)
778 (Pavuna x Cascadura)
918 (Bangu – Jd. Violeta x Bonsucesso)
940 (Madureira x Ramos)
Rotas alternativas
Com a interdição dos dois sentidos da Avenida Ministro Edgard Romero, o Centro de Operações Rio informou que o trânsito está sendo desviado. Veja as alternativas:
Sentido Irajá: a partir do Viaduto Negrão de Lima, sentido Mercadão, siga pela Rua Carvalho de Souza, Estrada do Portela, Avenida dos Italianos e Estrada do Barro Vermelho, até a estação Colégio, do Metrô. A partir deste ponto, as opções para o bairro de Irajá são a Avenida Pastor Martin Luther King Junior ou a Estrada do Colégio.
Sentido Cascadura: siga pela Rua Leopoldino de Oliveira, na altura da estação BRT Otaviano, Rua Domingos Fernandes, Rua Conselheiro Galvão, sentido Madureira; e Viaduto Negrão de Lima.
Guerra por território
A ofensiva teve início após o setor de inteligência da corporação apontar que traficantes do Comando Vermelho, que dominam o Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, tentam tomar o controle da área comandada pelo Terceiro Comando Puro.
Um dos líderes da comunidade é o William Yvens da Silva, o ‘Coelhão’, homem de confiança do Wallace Brito Trindade, o Lacoste, quem comanda a Serrinha. Eles são investigados por usar drones para monitorar ações da polícia na região.
Um morto e quatro presos
Na segunda-feira, quatro suspeitos foram presos e um morto em confronto com os militares na região. Segundo a corporação, a troca de tiros aconteceu na Rua Iguaçu, na localidade São José da Pedra, durante a entrada das equipes.