Segundo relatos de testemunhas, um grupo de 10 bandidos armados tentou executar quatro ocupantes de um carro.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
Dois homens morreram e um terceiro se feriu após um intenso tiroteio, na noite de terça-feira, na Rua André Rocha, na Taquara, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. O confronto aconteceu por volta das 23h30, e deixou marcas de tiros em postes e muros. A via é uma das mais movimentadas do bairro, e concentra comércios variados, como hortfrútis, bares e uma fábrica de refrigerantes.

Segundo relatos de testemunhas, um grupo de 10 bandidos armados tentou executar quatro ocupantes de um carro. A perseguição e o confronto se estenderam pelas ruas Visconde de Asseca, Estrada do Tindiba e André Rocha. Conforme investigações da Polícia Civil, a região é palco de disputas entre traficantes e milicianos pelo domínio territorial, mas ainda não há confirmação oficial da instituição sobre a motivação da ação.
Dois homens que estavam no veículo morreram; outro foi baleado e levado pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca — ainda não há informações sobre o estado de saúde dele. Já o quarto envolvido conseguiu fugir ferido em direção a um condomínio na região, o que deixou moradores em pânico.
Vídeos publicados em redes sociais registraram a cena do crime, com curiosos cercando o carro. “Carro todo baleado, dois ‘maluco’ ali dentro, um tá morto na frente e o de trás tá respirando ainda. O outro, pulou para dentro do condomínio ai. Irmão, muito tiro”, narrou um pedestre.
Policiais do 18° BPM (Jacarepaguá) estiveram no local, encontraram os dois homens já mortos no interior do carro e acionaram a perícia. Os militares também realizaram buscas na região e apreenderam um fuzil, munições, uma bolsa tática, dois carregadores de fuzil, uma mochila com roupas e cinto tático, uma faca e dois celulares. Um veículo clonado foi recuperado.
Apesar do intenso confronto, nenhum morador se feriu. Um idoso que passava de carro pela via teve o veículo atingido por vários tiros e escapou ileso. Já os funcionários da UPA da Taquara relataram que precisaram se jogar no chão para se proteger dos disparos.
A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) fez uma perícia na região e apura as circunstâncias do confronto. Os agentes buscam imagens de câmeras de segurança da região que possam ajudar a identificar os suspeitos.
Violência crescente
A Rua André Rocha fica nas proximidades da Merck, onde, em agosto, um entregador foi baleado por um policial penal durante uma entrega de encomenda. A violência na região, é permeada pela disputa entre tráfico e milícias, que se intensificou nos últimos meses em diferentes pontos da Zona Oeste.
Segundo dados do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (Geni) da Universidade Federal Fluminense (UFF) indicam que o Comando Vermelho (CV) vem expandindo sua atuação em Jacarepaguá, ultrapassando o controle em comunidades antes dominadas por milícias, o que tem gerado conflito.