Relatos apontam que os disparos ocorreram por volta das 6h, a partir do alto do morro, em uma área de mata que faz a ligação entre o Turano e o Salgueiro.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
Moradores do Morro do Turano, localizado entre a Tijuca e o Rio Comprido, na Zona Norte do Rio, acordaram com tiros na manhã desta sexta-feira. Segundo a Polícia Militar, agentes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) reforçaram o patrulhamento na região.

Relatos apontam que os disparos ocorreram por volta das 6h, a partir do alto do morro, em uma área de mata que faz a ligação entre o Turano e o Salgueiro, com vista para a Tijuca e bairros próximos. A região é dominada há anos pelo Comando Vermelho, (CV) mas já foi palco de tentativas de invasão pela facção rival Terceiro Comando Puro (TCP).
Ainda de acordo com a PM, equipes da UPP Turano receberam informações sobre os disparos e se instalaram no perímetro da comunidade. Até o momento, não há registro de feridos.
Segundo a Secretaria Estadual de Educação, as unidades escolares funcionam normalmente.
Polícia faz ação no Salgueiro
Moradores do Salgueiro e do Jardim Catarina, em São Gonçalo, na Região Metropolitana, foram surpreendidos por uma grande operação da Polícia Civil na manhã desta sexta-feira. Até o momento dois bandidos foram presos e a polícia tenta prender o terceiro criminoso acusado de matar o policial civil Lucas Lopes Mourão, em junho deste ano.
Ao longo da madrugada, tiros foram ouvidos em diversos pontos, e os moradores registram a passagem de veículos blindados circulando na região. Criminosos também instalaram barricadas bloqueando o acesso dos agentes.
A ação impactou o funcionamento de unidades de saúde, fechou seis escolas, além de unidades de assistência e serviços sociais.
Impactos
Três unidades de saúde da família tiveram que suspender as atividades na região, segundo a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. São elas:
USFs David Capistrano
Carlos Chagas
Albert Sabin
Por causa da operação, a Secretaria de Assistência Social de São Gonçalo também fechou equipamentos nos bairros do Salgueiro, Luiz Caçador, Itaoca e Catarina.
Além disso, ao todo quatro escolas na região foram fechadas nesta sexta-feira, informou a Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo. No Salgueiro as unidades são:
Escola Municipal Pastor Haroldo Gomes
Escola Municipal Professora Niuma Goulart Brandão
Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, Salgado Filho
Umei Professora Natalina Muniz de Oliveira
Já no Jardim Catarina, foram fechadas duas unidades escolares:
Umei Augusto de Freitas Lessa
Ciep 051 Anita Garibaldi
A área do Salgueiro, conhecida como ‘G-8’, abriga oito favelas em São Gonçalo. Desde 2023, ela tem sido considerada um quartel-general do Comando Vermelho (CV) na Região Metropolitana, já que o entorno é de mata fechada e concentra lideranças da facção de diferentes lugares.
Já o bairro de Jardim Catarina, o maior em número de lotes da América Latina, também funciona como um reduto da facção.