Vítima foi resgatada por policiais militares; município do Rio vê aumento no registro de sequestros relâmpagos, segundo dados do ISP.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
Bandidos tentaram sequestrar um motorista, de 37 anos, na noite de terça-feira em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio. Segundo informações da Polícia Militar, a vítima foi encontrada pelos agentes Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) de Manguinhos dentro do carro, amordaçada e amarrada.

O motorista estava em um HB20 próximo a um dos acessos à comunidade de Manguinhos, quando os criminosos entraram no veículo e o renderam. Segundo as informações, os bandidos pretendiam realizar um sequestro relâmpago e chegaram a amarrar e amordaçar a vítima dentro do carro. A tentativa acabou sendo interrompida por policiais que perceberam a movimentação estranha dentro do veículo e agiram.
Os agentes se aproximaram com o giroflex ligado e chamaram atenção dos bandidos, que acabaram fugindo para uma área de mata em direção a comunidade de Manguinhos. Na sequência, a vítima foi resgatada sem ferimentos e liberada em seguida.
O caso foi registrado na 21ª DP (Bonsucesso), que investiga o caso e tenta localizar os criminosos.
Aumento nos casos de sequestro
Entre janeiro e julho deste ano, o município do Rio registrou 52 casos de sequestro relâmpago, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). No mesmo período de 2024, o número chegou a 46 registros, o que representa um aumento de quase 13% nesse tipo de crime.
Em todo o ano passado, ainda de acordo com o ISP, o total alcançou 72 vítimas de sequestro relâmpago, com idades entre 18 e 88 anos.
Motorista alvo de disparos na Barra diz não saber quem planejou ataque
O motorista Thiago da Silva Pereira, de 37 anos, alvo de um ataque a tiros na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, disse à polícia que não imagina quem possa ter planejado a tentativa de homicídio. Natural de Minas Gerais, ele contou que costuma vir ao Rio com frequência.
Segundo as investigações da 16ª DP (Barra da Tijuca), Thiago tem diversas anotações criminais em Minas Gerais, a maioria por roubo. No entanto, os crimes não são recentes — o último registro data em 2010.
O ataque
O ataque aconteceu quando ele passava de carro pela Avenida Jornalista Tim Lopes. O veículo foi atingido por pelo menos 15 disparos, seis deles atingiram Pereira. Após perder o controle, o carro bateu em um poste perto do condomínio Le Parc Residential Resort, ao lado do shopping Village Mall.
O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas pouco depois recebeu a informação de que Pereira havia seguido para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra, em estado grave, com a ajuda de populares.
Investigações
Nesta quarta-feira, a unidade informou que Thiago já recebeu alta. A Polícia Civil tenta identificar os criminosos envolvidos no ataque. Até o momento, ninguém foi preso.