Sinner testou positivo para o anabolizante clostebol em março do ano passado, mas disse que a contaminação se deu de forma acidental.
Por Redação, com ANSA – de Roma
O tenista Jannik Sinner, atual número 1 do mundo, anunciou nesta quarta-feira o retorno à sua equipe do preparador físico Umberto Ferrara, que havia sido demitido em função do caso de doping que deixou o italiano fora das quadras por três meses.

“A decisão foi tomada no âmbito dos preparativos em curso para os próximos torneios, incluindo o Aberto de Cincinnati e o US Open”, diz um comunicado do estafe de Sinner.
“Umberto desempenhou um papel importante no crescimento de Jannik até hoje, e seu retorno reflete uma renovada atenção à continuidade e ao desempenho em máximo nível”, acrescenta a nota.
Sinner testou positivo para o anabolizante clostebol em março do ano passado, mas disse que a contaminação se deu de forma acidental, por meio de uma massagem feita por um membro de sua equipe que havia usado um spray com a substância.
Após a divulgação do caso, em agosto, Sinner demitiu Ferrara e o fisioterapeuta Giacomo Naldi. Em entrevista em abril deste ano, o preparador físico admitiu que utilizava o spray para tratar um problema crônico, sempre com as devidas precauções, e que sugeriu o produto para Naldi, mas o fisioterapeuta teria se descuidado antes de fazer uma massagem em Sinner.
O italiano cumpriu três meses de suspensão no início de 2025, após um acordo com a Agência Mundial Antidoping (Wada).
Substituto
Ferrara substitui Marco Panichi, que trabalhava com o líder do ranking desde setembro de 2024, mas que foi demitido repentinamente logo antes do Grand Slam de Wimbledon, vencido pelo “azzurro”.
Sinner volta às quadras apenas no Masters 1000 de Cincinnati, entre 7 e 18 de agosto, para defender o título conquistado em 2024. Até lá, é esperado que ele ainda anuncie um novo fisioterapeuta para o posto de Ulises Badio, também demitido antes de Wimbledon.