Rio de Janeiro, 03 de Julho de 2025

Presidente Lula projeta melhoria econômica para o ano que vem

Arquivado em:
Quarta, 08 de Novembro de 2023 às 19:15, por: CdB

Ainda em seu discurso, Lula destacou que os planos de investimentos feitos pelo seu governo na área de Transportes já superam o montante investido nos quatro anos da gestão anterior.


Por Redação - do Recife

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) projeta novos investimentos do governo federal para recuperar a malha viária brasileira. Lula discursou, nesta quarta-feira, no encerramento da cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço de Duplicação da BR-423, em Pernambuco, com o ministro dos Transportes, Renan Filho.

lula.jpeg
Lula fez sua primeira viagem, a Pernambuco, desde a cirurgia no quadril, em início de outubro


Lula falou, ainda, sobre as dificuldades em reconstruir o Brasil, que encontrou "semidestruído" pela gestão de Jair Bolsonaro (PL).

— Tenho dito aos companheiros ministros que eu, nesse ano, dediquei muito a três coisas: primeiro, reconstruir. Não sei se vocês sabem o que significa reconstrução. Tem muita gente que quando começa a fazer uma reforma na sua casa ele se arrepende e fala ‘por que não comprei uma casa nova? Ficaria muito mais barato’. Se algum de vocês for fazer uma reforma na casa de vocês, pense bem, que sempre é melhor comprar uma nova do que fazer uma reforma, porque o custo que você tem para fazer uma reforma sempre duplica — comparou.

 

Transportes


Os danos causados à economia brasileira, no governo passado, precisaram ser corrigidos, acrescentou o presidente.

— Encontramos esse país semidestruído. Praticamente todos os ministérios tiveram que ser reconstruídos. O que fizeram nesse país não foi pouca coisa. Nesse país, [Bolsonaro] envolveu quase R$ 300 bilhões para ver se ganhava as eleições, e mesmo assim o povo teve a coragem de rejeitar. O que foi feito com a economia brasileira foi um crime, que quem sabe um dia o Ministério Público faça a denúncia e quem sabe um dia essas coisas sejam julgadas. Não é possível governar um país com tanta irresponsabilidade — pontuou.

Ainda em seu discurso, Lula destacou que os planos de investimentos feitos pelo seu governo na área de Transportes já superam o montante investido nos quatro anos da gestão anterior.

— Nesse momento em que a gente está, só o ministro dos Transportes vai investir na área R$ 23 bilhões, o que é mais do que os quatro anos de investimentos na área de transporte no governo passado. Perdia-se o tempo de governança no gabinete do ódio, contando mentiras, fazendo fake news e falando mal dos outros — contabilizou.

 

Emprego


As ações do governo federal, segundo o orador, visam também elevar o número de empregos no país.

— A gente teve que fazer esse processo de reconstrução. Ainda não terminamos, porque tem ministério que hoje tem metade dos funcionários que tinha há 15 anos. E se a gente quiser que o ministério funcione corretamente a gente vai ter que fazer concurso e vai ter que colocar mais gente para trabalhar. Se a gente quiser melhorar a Educação, a gente vai ter que contratar mais gente. Na Saúde a mesma coisa — reforçou Lula.

O presidente também destacou a volta do Brasil ao cenário internacional e a retomada dos investimentos externos no país, impulsionados pelo compromisso com a agenda ambiental e a transição energética.

— Já fui presidente duas vezes e posso dizer para vocês que nunca antes na história do país, em nenhum momento, esse país gerou a expectativa positiva da volta da democracia como gerou agora. Nunca fomos vistos com tanta importância, com tanta necessidade e com tanta vontade de gente investir aqui. Não tem no planeta nenhum país capaz de competir com o Brasil na produção de energia limpa, renovável, seja na área de eletricidade ou seja na área de combustível — concluiu.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo