Rio de Janeiro, 31 de Agosto de 2025

Presidente avisa que aplicará Lei da Reciprocidade aos Estados Unidos

Arquivado em:
Quinta, 10 de Julho de 2025 às 19:25, por: CdB

Ciente da escalada no conflito comercial entre os dois países; além da reciprocidade, Lula disse que pretende recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) e propor investigações internacionais.

Por Redação – de Brasília

Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dobrou a ameaça dos EUA e afirmou, nesta manhã, que passará a cobrar outros 50% em tarifas dos norte-americanos caso o presidente Donald Trump cumpra o anúncio de tarifar os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.

Presidente avisa que aplicará Lei da Reciprocidade aos Estados Unidos | Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as pesquisas para as eleições do ano que vem
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as pesquisas para as eleições do ano que vem

Ciente da escalada no conflito comercial entre os dois países; além da reciprocidade, Lula disse que pretende recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) e propor investigações internacionais. O presidente brasileiro sinalizou, no entanto, que deixará uma linha de diálogo aberta com os EUA.

— Temos vários caminhos. Podemos recorrer à OMC, propor investigações internacionais, cobrar explicações. Mas o principal é a Lei da Reciprocidade, aprovada no Congresso. Se ele cobrar 50% da gente, a gente vai cobrar 50% dele — adiantou Lula.

 

Recados

Lula classificou a carta enviada por Trump como “absurda” e disse que não é costume enviar recados, por redes sociais, para chefes de Estado. O presidente também endossou que cabe ao Legislativo e ao Judiciário brasileiro estabelecer e cumprir leis.

Lula afirmou, também, que deve criar um comitê de emergência com empresários que terá atuação diária e focada em repensar a política comercial com os Estados Unidos. O presidente destacou que a alegação de Trump de que os americanos têm déficit comercial é falsa.

— Ele alega que os Estados Unidos têm déficit com o Brasil, mas isso não é verdade. Em 2023, exportamos US$ 40 bilhões e importamos US$ 47 bilhões dos EUA. (…) Será que ninguém do Tesouro explicou isso pra ele antes de escrever aquela carta absurda? — questionou Lula.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo