A Polícia Civil está contabilizando celulares entregues e encaminhando para a perícia técnica. O próximo passo será restitui-los aos legítimos proprietários.
Por Redação, com ABr – do Rio de Janeiro
A Polícia Civil do Rio de Janeiro iniciou, neste fim de semana, a Operação Rastreio, voltada para recuperar aparelhos celulares furtados ou roubados. O objetivo da ação é combater a cadeia criminosa que envolve a subtração e a receptação de celulares.

A partir de agora, usuários de aparelhos identificados ao longo das investigações da Polícia Civil serão intimados a entregar voluntariamente os dispositivos nas delegacias de todo o Estado do Rio. O aviso será encaminhado por Whatsapp a partir dos números institucionais das unidades policiais.
A Polícia Civil está contabilizando celulares entregues e encaminhando para a perícia técnica. O próximo passo será restitui-los aos legítimos proprietários. As investigações continuam para identificar as pessoas que não devolveram os celulares e indiciá-las por receptação.
Contato
Quem não entregar o aparelho deve ser responsabilizado criminalmente por receptação. É fundamental que, caso a pessoa tenha qualquer impedimento para cumprir o prazo, faça contato com uma delegacia, de preferência a mesma que enviou a mensagem, e explique a situação.
— O crime de receptação pode parecer inofensivo, mas é o que move toda a cadeia criminosa. Os roubos e furtos só ocorrem porque há quem pague por um celular. Esses aparelhos que estamos buscando recuperar podem ter custado vidas — avaliou o secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi.
A devolução ocorrerá nas delegacias onde será formalizado o auto de entrega. Todos os celulares serão periciados e, posteriormente, restituídos aos legítimos proprietários. A iniciativa visa também beneficiar financeiramente as vítimas.