As comunidades são alvos de constates disputas por territórios entre o Comando Vermelho e o Terceiro Comando Puro.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
A Polícia Militar fez uma operação, na manhã desta segunda-feira, no Morro do Fubá e no Campinho, ambos na Zona Norte. A ação busca conter a atuação de criminosos ligados às disputas entre facções rivais que controlam as comunidades. Até o momento, não há registro de prisões ou apreensões.

Por causa da operação, a Secretaria Municipal de Educação informou que uma escola da região suspendeu as aulas. As unidades de saúde seguem funcionando normalmente.
Além disso, os agentes do 9ºBPM (Rocha Miranda) atuam para impedir a instalação de barricadas e obstáculos físicos no interior das comunidades.
Noite de confrontos
As comunidades são alvos de constates disputas por territórios entre o Comando Vermelho e o Terceiro Comando Puro. Na noite de domingo, novos confrontos foram registrados na região.
Ainda na madrugada, policiais prenderam três homens durante uma abordagem na Rua Maria Lopes, em Madureira. Segundo o 9º BPM, o grupo estaria ligado a disputas territoriais no Campinho e circulava em um carro identificado por denúncias.
Com eles, os agentes apreenderam um fuzil, três carregadores, dois rádios comunicadores e munição. A ocorrência foi registrada na 29ª DP (Madureira).
TCP vs CV
De acordo com moradores, integrantes do Comando Vermelho tentam invadir o Morro do Fubá, em Cascadura, uma área atualmente sob o controle do Terceiro Comando Puro. A guerra pelo território, que se arrasta há pelo menos dois anos, tem resultado em episódios recorrentes de violência.
No mês passado, um jovem foi baleado dentro de uma lanchonete durante um tiroteio nas proximidades da Estrada Intendente Magalhães, importante via da região.
PM é assassinado a tiros em Nova Iguaçu
Na tarde de sábado, o Policial Militar Paulo Rogério da Costa Lopes Filho, de 35 anos, foi morto a tiros no bairro de Cabuçu, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Ele foi socorrido e levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cabuçu, mas não resistiu aos ferimentos.
O pai da vítima, Paulo Rogério da Costa Lopes, de 63 anos, também foi atingido por disparos e permanece internado sob cuidados médicos.
O ataque ocorreu por volta das 15h30 na Rua Severino Pereira da Silva. Policiais do 20º BPM foram acionados e, ao chegarem ao local, encontraram o cenário já alterado. Familiares informaram que as vítimas haviam sido levadas para atendimento médico. O carro do policial, um HB20 prata, foi encontrado no local com várias perfurações causadas por tiros.
Segundo relatos de testemunhas registrados em boletim de ocorrência, os agressores estariam vestidos com uniformes semelhantes aos da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).
A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) foi acionada por volta das 16h30 e assumiu as investigações. A polícia confirmou a morte do PM na UPA e segue apurando a motivação e autoria do crime.
De acordo com a polícia, a área onde ocorreu o ataque não é considerada de risco, e havia familiares e moradores próximos no momento do atendimento.