A investigação revelou que a organização é uma das principais distribuidoras de drogas no Espírito Santo, abastecendo traficantes em diversas cidades.
Por Redação, com ACS – de Brasília
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira, a Operação Sangue Frio para desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de cocaína e na lavagem de capitais.

Foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e 28 mandados de busca e apreensão nos estados do Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.
A investigação revelou que a organização é uma das principais distribuidoras de drogas no Espírito Santo, abastecendo traficantes em diversas cidades. Entre os alvos da operação está o principal líder do grupo, um homem que estava foragido da Justiça há mais de 13 anos por condenação pelo crime de tráfico de drogas.
A operação mobiliza cerca de 240 policiais e conta com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e das Guardas Municipais. Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Armas
A Polícia Federal cumpriu, no sábado, mandado de busca e apreensão em uma residência localizada em condomínio de alto padrão no município de Ponta Porã-MS, após o recebimento de informações indicando a realização de uma festividade no local com a presença de indivíduos supostamente ligados ao crime organizado, que estariam portando armas de fogo de forma irregular. Diante dos indícios, a Polícia Federal representou judicialmente pela expedição de mandado de busca e apreensão, o qual foi deferido pelo Poder Judiciário.
Durante os preparativos para o cumprimento da medida, foram identificadas movimentações suspeitas no entorno do imóvel. Um dos veículos que lá estavam tentou deixar o local e foi abordado nas proximidades, com seus ocupantes prestando informações contraditórias. Instantes depois, outro veículo deixou a residência com dois indivíduos, sendo interceptado na saída do condomínio. No interior do automóvel foram localizadas quatro armas de fogo, sendo três pistolas calibre 9mm e um fuzil calibre 5.56mm.
Diante da situação de flagrância e da constatação de que os ocupantes da casa haviam sido alertados da presença policial por um terceiro veículo que circulava na região, as equipes adentraram o imóvel, onde foram encontrados outros suspeitos e evidências de tentativa de destruição de provas.
Todos os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Ponta Porã-MS para os procedimentos de praxe e averiguações quanto à origem, posse e eventuais registros das armas apreendidas. As investigações prosseguem para apurar as circunstâncias do caso e a eventual vinculação dos envolvidos com organizações criminosas.