Sugestões da população serão recebidas até 22 de agosto pela Secretaria Municipal de Transportes.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
O prefeito Eduardo Paes anunciou, nesta terça-feira, a abertura da consulta pública para o novo edital de licitação do sistema de ônibus da cidade do Rio de Janeiro, chamado de Sistema Rio. A medida promete uma ampla reformulação na operação do transporte coletivo por ônibus na capital, com foco em aumentar a cobertura, renovar a frota e melhorar a qualidade do serviço prestado à população.

A licitação, inicialmente prevista para 2028, foi antecipada após um acordo judicial firmado entre a prefeitura, o Ministério Público do Rio e os consórcios que operam o sistema atualmente. A minuta do edital já está disponível para consulta e sugestões da população serão recebidas até 22 de agosto pela Secretaria Municipal de Transportes.
Primeiros bairros contemplados
Nesta primeira etapa, serão oferecidos três lotes de linhas que vão operar nas Zonas Oeste e Norte da cidade, interligando os bairros de Campo Grande e Santa Cruz com Deodoro e Coelho Neto. A região será a primeira a adotar o novo modelo de operação, com previsão de início da circulação da nova frota no primeiro semestre de 2026.
Com a nova licitação, a frota em Campo Grande passará de 95 para 112 ônibus nas linhas que ligam o bairro a outras regiões, e de 37 para cerca de 75 ônibus nas linhas locais. Já em Santa Cruz, a quantidade de ônibus locais passará de 67 para cerca de 103 veículos.
A licitação está marcada para o dia 12 de novembro de 2025, e nesta fase os contratos preveem o fornecimento de 528 novos ônibus.
Novas regras e mudanças estruturais
O modelo atual, com quatro consórcios operando em grandes áreas da cidade (Zona Norte, Zona Sul, Barra-Jacarepaguá e Zona Oeste), será substituído por uma divisão mais detalhada: a cidade será segmentada em nove áreas operacionais, distribuídas em 34 lotes.
Outras mudanças importantes:
Duração dos contratos: passará de 20 anos (modelo de 2010) para 10 anos no novo formato.
Infraestrutura: as garagens das novas concessionárias ficarão em áreas públicas, atualmente em processo de desapropriação.
Cronograma da licitação por fases
O novo sistema será implantado de forma escalonada entre 2025 e 2028:
Fase 1 (até abril de 2026) – Campo Grande e Santa Cruz
Fase 2 (nov/2025 a set/2026) – Zona Oeste, Vila Isabel e Ilha do Governador
Fase 3 (abr/2026 a abr/2027) – Zona Oeste, Barra, Jacarepaguá e Zona Norte
Fase 4 (nov/2026 a nov/2027) – continuidade das regiões anteriores
Fase final (set/2027 a ago/2028) – Zona Sul e linhas com maior avaliação pela população
A prefeitura reforça que a participação popular será fundamental para o aperfeiçoamento do edital, e que o novo modelo visa garantir maior previsibilidade, melhor cobertura e mais transparência na operação do transporte público.