Rio de Janeiro, 23 de Julho de 2025

ONU adia conferência sobre Estado Palestino

Arquivado em:
Quarta, 16 de Julho de 2025 às 13:46, por: CdB

O encontro, anteriormente agendado para junho, teve de ser adiado em meio aos ataques israelenses contra o Irã, no confronto que ficou conhecido como guerra dos 12 dias.

Por Redação, com ANSA – de Gaza

A conferência para a solução de dois Estados entre Israel e Palestina promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) foi remarcada para os dias 28 e 29 de julho em Nova York, sob presidência da França e da Arábia Saudita.

ONU adia conferência sobre Estado Palestino | Palestino chora em meio às mortes causadas após ataques de Israel em campo de refugiados
Palestino chora em meio às mortes causadas após ataques de Israel em campo de refugiados

O encontro, anteriormente agendado para junho, teve de ser adiado em meio aos ataques israelenses contra o Irã, no confronto que ficou conhecido como guerra dos 12 dias.

Nesta quarta-feira, o Ministério das Relações Exteriores francês emitiu um comunicado confirmando a nova data da conferência.

“O objetivo desta convenção é traçar um caminho em direção à solução de dois Estados por meio de medidas concretas propostas pelos oito grupos de trabalho, que conduziram amplas consultas com os Estados-membros da ONU e da sociedade civil”, diz o informe.

Estado Palestino

De acordo com a nota, a conferência também visa “restaurar o ímpeto coletivo para uma solução política” que atenda “às legítimas preocupações de segurança de Israel” e, ao mesmo tempo, “garanta a continuidade e o desenvolvimento do Estado Palestino”.

“O foco será a promoção do reconhecimento da Palestina, a normalização com Israel e a integração regional, [além da] reforma do governo palestino e o desarmamento do Hamas”, esclarece o documento, reforçando o apoio de Paris “à solução de dois Estados, que tem sido mais ameaçada do que nunca, ainda que seja a única saída cabível para garantir a paz e a segurança entre as partes e em toda a região”.

A conferência a ser realizada na última semana de julho é vista como uma etapa diplomática fundamental para a próxima Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo