Saída de Richard Nunes, Chalella Júnior e Achilles Furlan abre espaço para generais Viana Filho, Valeriano e Mattos Basto chegarem ao topo da hierarquia militar.
Por Redação, com Agenda do Poder – de Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a transferência para a reserva remunerada de três generais de quatro estrelas do Exército, a mais alta patente da Força. A informação foi publicada originalmente pelo site PlatôBR. As mudanças, que entraram em vigor a partir desta quinta-feira, abrem caminho para a ascensão de novos nomes na cúpula militar.

Deixam a ativa os generais Richard Nunes, que exercia o cargo de chefe do Estado-Maior do Exército e ganhou notoriedade por sua atuação como secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro durante a intervenção federal de 2018; João Chalella Júnior, chefe do Departamento-Geral do Pessoal; e Achilles Furlan Neto, responsável pelo Departamento de Ciência e Tecnologia.
Alto Comando do Exército
A aposentadoria do trio abre espaço para a promoção de três generais de Divisão, previamente indicados pelo Alto Comando do Exército e agora elevados à patente de general de Exército, também conhecida como quatro estrelas. Foram promovidos Luiz Gonzaga Viana Filho, Alcides Valeriano de Faria Júnior e Luís Cláudio de Mattos Basto.
A substituição de nomes da cúpula do Exército ocorre num momento de atenção redobrada ao alinhamento institucional das Forças, num contexto em que o governo busca consolidar sua relação com os militares após tensões vividas nos últimos anos.