Na pesquisa espontânea — quando não são apresentados nomes de candidatos — Lula aparece com 29% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro, com 21%, embora o ex-mandatário neofascista esteja legalmente impedido de participar do pleito.
Por Redação – de Brasília
A mais recente pesquisa nacional do instituto Real Time Big Data, realizada entre 28 e 30 de setembro de 2025, confirma a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em todos os cenários eleitorais testados para a sucessão presidencial de 2026.

Na pesquisa espontânea — quando não são apresentados nomes de candidatos — Lula aparece com 29% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro, com 21%, embora o ex-mandatário neofascista esteja legalmente impedido de participar do pleito. O governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) marca 3%, Ciro Gomes (PDT) e Michele Bolsonaro (PL) 1% cada. Brancos e nulos somam 11% e 31% não souberam ou não responderam.
Cenários
Nos cenários estimulados, em que nomes são apresentados ao eleitor, Lula mantém vantagem em todas as simulações:
Contra Tarcísio de Freitas: Lula 42%, Tarcísio 40%. Romeu Zema aparece com 4% e Renan Santos com 2%.
Contra Michele Bolsonaro: Lula 43%, Michele 37%. Zema tem 5% e Renan 2%.
Contra Jair Bolsonaro: empate técnico, Lula 43% e Bolsonaro 43%. Zema surge com 4% e Renan 1%.
Contra Bolsonaro e Michel Temer: Lula 42%, Bolsonaro 39% e Temer 11%.
Contra Ratinho Jr.: Lula 45%, Ratinho Jr. 21%. Zema tem 10% e Caiado 4%.
Contra Eduardo Leite: Lula 45%, Leite 17%. Zema aparece com 11% e Caiado com 5%.
Rejeição
O estudo também mediu a rejeição dos prováveis candidatos e Lula registra 25% de eleitores que dizem votar nele “com certeza”, enquanto outros 23% que “poderiam votar”. Já 39% afirmam que não votariam no presidente em nenhuma hipótese. Bolsonaro, por sua vez, tem 22% de votos certos e 26% de potenciais votos, mas também lidera em rejeição: 40% dizem que não votariam nele de jeito nenhum.
Lula apresenta maior força no Nordeste, chegando a 56% em cenários estimulados, contra 20% de Ratinho Jr. e 13% de Eduardo Leite, por exemplo. Já Bolsonaro mantém desempenho mais competitivo no Sul, onde chega a 57% contra 33% de Lula.
A pesquisa Real Time Big Data reforça a resiliência eleitoral de Lula, que lidera em todos os cenários testados, mesmo diante de diferentes adversários. O resultado mostra que, apesar da polarização com o bolsonarismo, o presidente mantém-se como favorito para disputar e vencer um novo mandato em 2026.
O levantamento ouviu 2,5 mil pessoas em todo o Brasil e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança.
Rio de Janeiro
Neste cenário, o presidente Lula e o governador Tarcísio de Freitas, são os favoritos dos eleitores do Rio de Janeiro para a eleição presidencial de 2026, segundo o instituto AtlasIntel. Segundo a pesquisa, Lula aparece numericamente à frente, com 35% das intenções de voto dos fluminenses. Tarcísio vem a seguir, com 33,5%. A diferença é inferior à margem de erro, de dois pontos percentuais, o que indica empate técnico.
Embora Tarcísio ainda não tenha confirmado que vá se candidatar ao Planalto, ele é um dos cotados para herdar o espólio eleitoral de Jair Bolsonaro (PL), inelegível e, a partir desta terça, julgado por tentativa de golpe de Estado. Lula já fala abertamente como pré-candidato à reeleição.
Os outros nomes apresentados não chegaram a 10% das intenções de voto entre os eleitores do Rio de Janeiro, segundo a AtlasIntel, que realizou 2.001 entrevistas com eleitores do Estado do Rio de Janeiro entre os dias 25 e 29 de agosto.