Segundo a concessionária, o crime danificou a rede aérea, impedindo a operação no trecho afetado.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
O furto de cabos suspendeu, na manhã desta terça-feira, a circulação de trens no trecho entre as estações Gramacho e Saracuruna, na Baixada Fluminense. O problema ocorreu justamente no dia em que a SuperVia previa iniciar uma nova grade de horários nos ramais.

Segundo a concessionária, o crime danificou a rede aérea, impedindo a operação no trecho afetado.
Entre Gramacho e a Central do Brasil, os trens circulam com intervalos médios de 15 minutos. Já nas extensões Vila Inhomirim e Guapimirim, o funcionamento segue normal.
A SuperVia informou que equipes técnicas trabalham nos reparos e que a empresa vai acionar as forças de segurança para ajudar nas investigações.
Nova grade de horários
As mudanças previstas para começar nesta terça-feira incluíam redução de intervalos e diminuição do tempo de viagem nos ramais Japeri, Santa Cruz e Saracuruna.
No caso do Saracuruna, a expectativa era que os trens entre Gramacho e a Central passassem a ter intervalos de 12 minutos nos horários de pico, além de trajetos mais rápidos, mas a implantação foi adiada devido ao furto.
Nos outros ramais, a reestruturação prevê redução de intervalos no pico da manhã, como de 10 para 6 minutos nos expressos entre Nova Iguaçu e Central (Japeri) e de 10 para 9 minutos entre Campo Grande e Central (Santa Cruz).