Rio de Janeiro, 05 de Julho de 2025

Encontro do BRICS altera funcionamento no Rio de Janeiro

Arquivado em:
Quinta, 03 de Julho de 2025 às 12:11, por: CdB

Por conta do evento, a prefeitura do Rio decretou ponto facultativo nesta sexta e feriado municipal na próxima segunda-feira.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

Entre os dias 4 e 7 de julho, o Rio de Janeiro passa a ser o centro das atenções com a realização da Cúpula do BRICs, que reunirá chefes de Estado e representantes internacionais.

Encontro do BRICS altera funcionamento no Rio de Janeiro | Feriado do BRICS no Rio
Feriado do BRICS no Rio

Por conta do evento, a prefeitura do Rio decretou ponto facultativo nesta sexta e feriado municipal na próxima segunda-feira. O Governo do Estado também aderiu à medida, mas restrita às repartições da capital fluminense.

O evento, a ser realizado neste domingo e segunda-feira, vai reunir chefes de governo e representantes dos 11 países que integram o grupo: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Irã, Indonésia, Egito, Emirados Árabes e Etiópia. A reunião é marcada por debates sobre cooperação econômica, segurança, desenvolvimento sustentável e reforma da governança global. 

A decisão altera o funcionamento de diversos serviços e estabelecimentos. Confira abaixo o que abre e o que fecha na cidade.

Saúde:

Serviços de saúde, públicos ou privados, como hospitais, clínicas, postos de saúde e serviços de atendimento móvel de urgência não terão o funcionamento afetado durante o feriado.

Serviços públicos

Detran-RJ: As unidades de atendimento e o teleatendimento não funcionarão nos dias 4 e 7 de julho na capital. Nos demais municípios, o atendimento será normal. Os postos de identificação civil, que funcionam aos sábados, estarão fechados no dia 5 na cidade. Os exames práticos de direção serão realizados normalmente na sexta e no sábado, mas não acontecerão na próxima segunda-feira na capital.

Bancos: De acordo com a Febraban, os bancos funcionam normalmente em dias de ponto facultativo (sexta-feira), mas não abrem em feriados oficiais (segunda-feira). Portanto, as agências bancárias da capital abrirão no dia 4 e estarão fechadas no dia 7. Pix continuará disponível, mas não haverá TEDs ou DOCs no feriado.

Correios: As agências funcionarão normalmente nos dias 4 e 7 de julho, já que os serviços postais são considerados essenciais.

Supermercados

Todos os supermercados informaram funcionamento normal, inclusive no feriado de segunda-feira. Confira os horários:

Guanabara: 7h às 22h

Mundial: 7h30 às 21h

Pão de Açúcar: 7h às 22h

Extra Mercado: 7h às 22h

Assaí Atacadista: 7h às 22h (Ceasa: 6h às 20h)

Prezunic: funcionamento normal (ver horários no site)

Supermarket: funcionamento inalterado (consultar lojas no site)

Shoppings

Shopping Tijuca: Lojas e quiosques funcionam das 10h às 22h. A praça de alimentação abre das 11h às 22h, e os restaurantes, das 11h às 23h. O cinema e as áreas de lazer operam de acordo com a programação.

NorteShopping: Na sexta-feira, lojas e quiosques abrem das 10h às 22h. A praça de alimentação e os restaurantes funcionam das 11h às 23h, e o espaço Taste Lab, das 11h à meia-noite. Na segunda-feira, lojas e quiosques mantêm o mesmo horário, enquanto a praça de alimentação e os restaurantes funcionam das 11h às 22h, e o Taste Lab, das 11h às 23h. O cinema e as áreas de lazer operam de acordo com a programação.

Shopping RioSul: O funcionamento será normal durante o período. As lojas operam de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 13h às 21h. A praça de alimentação abre das 10h às 22h, de segunda a sábado, e das 12h às 21h, aos domingos e feriados.

Botafogo Praia Shopping: Na sexta-feira, lojas e quiosques funcionam das 10h às 22h. A praça de alimentação e os restaurantes operam das 12h às 22h, e o Terraço Botafogo, das 11h30 à meia-noite. Na segunda-feira, lojas e quiosques abrem das 10h às 23h; alimentação e restaurantes, das 12h às 22h; e o Terraço Botafogo, das 11h30 à meia-noite. O cinema opera de acordo com a programação.

Madureira Shopping: Na sexta-feira, lojas e quiosques funcionam das 10h às 22h, e a praça de alimentação e os restaurantes, das 12h às 22h. Na segunda-feira, lojas e quiosques operam das 10h às 23h, enquanto a alimentação e os restaurantes funcionam das 12h às 22h. O cinema opera de acordo com a programação.

Shopping Nova América: Na sexta-feira, lojas e quiosques funcionam das 10h às 22h; a praça de alimentação, das 11h às 22h; e os restaurantes e a Rua do Rio, das 11h às 23h. Na segunda-feira, lojas e quiosques abrem das 10h às 22h; alimentação, das 10h às 22h; e restaurantes e Rua do Rio, das 11h às 23h. O cinema opera conforme a programação.

Shopping Boulevard: Lojas e quiosques funcionam das 10h às 22h, assim como a praça de alimentação e os restaurantes. O cinema segue a programação habitual em ambos os dias.

Rio Design Leblon: No dia 7 de julho, as lojas e os serviços do Rio Design Leblon funcionarão normalmente, das 10h às 22h. Os restaurantes abrirão das 12h às 23h.

Fashion Mall, Shopping Jardim Guadalupe, Shopping Metropolitano Barra e West Shopping – funcionarão normalmente, sem nenhuma alteração.

Transporte público

O Metrô vai operar com horário especial entre os dias 4 e 7 de julho: Sexta (4), sábado (5) e segunda (7): das 5h à meia-noite

Domingo (6): das 7h às 23h

Alterações na operação: A Linha 2 funcionará excepcionalmente até Botafogo, e não apenas até Estácio, para facilitar o deslocamento durante o evento.

As Linhas 1 e 4 manterão o trajeto entre Uruguai e Jardim Oceânico (Barra da Tijuca). A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita entre Central do Brasil/Centro e Botafogo.

Rio recebe decoração com mensagens em nove línguas para a cúpula do BRICS

Na prefeitura do Rio, as ações de preparação, e também o ânimo, para a cúpula do BRICS estão a todo vapor. Na esteira do evento, que acontece neste fim de semana, a cidade já conta com ambientação temática. Desde sábado passado, foram instaladas decorações com mensagens de boas-vindas em banners escritos nos idiomas oficiais dos países-membros. Ainda ontem, o prefeito Eduardo Paes (PSD) comentou sobre a cúpula nas redes sociais e pediu o que chamou de receptividade “padrão carioca de evento internacional”. 

A sinalização foi colocada em pontos estratégicos, nos trajetos por onde devem circular as delegações estrangeiras. As mensagens estão nas imediações do Museu de Arte Moderna (MAM), próximo ao Monumento aos Pracinhas, e também na Avenida Vinte de Janeiro, principal via de acesso ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).

As boas-vindas aparecem em nove línguas, acompanhadas da bandeira de cada país: português, inglês, mandarim, árabe, persa, hindi, russo, amárico e bahasa. Os idiomas representam os países que compõem o BRICS — Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Irã, Etiópia e Indonésia. 

Segundo a prefeitura, o material foi produzido com apoio das embaixadas, a fim de garantir correção linguística e respeito às especificidades culturais. Em persa, por exemplo, a embaixada do Irã sugeriu o uso da fonte oficial “B Nazanin”. Já nos materiais em árabe, amárico e mandarim, foi necessário adaptar a diagramação às convenções visuais de cada idioma, como a disposição vertical das palavras ou letras.

A programação do BRICS no Rio segue até segunda-feira, com eventos previstos ao longo da semana em diferentes pontos da cidade. A expectativa da gestão municipal é reforçar a imagem da capital como sede preparada para eventos internacionais — como vem fazendo com os shows em Copacabana e demais iniciativas.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo