Rio de Janeiro, 27 de Julho de 2025

Despedida de Preta Gil reúne fãs no Theatro Municipal

Arquivado em:
Sexta, 25 de Julho de 2025 às 11:27, por: CdB

O Theatro, palco de grandes nomes da cultura nacional, foi escolhido pela própria Preta para a despedida. Reconhecida por sua trajetória na música, na TV e no carnaval de rua.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

O Rio se despediu de Preta Gil nesta sexta-feira em um velório aberto ao público no Theatro Municipal, no Centro. Fãs, amigos e familiares se reuniram desde as primeiras horas da manhã para prestar as últimas homenagens à cantora, que morreu no último domingo, aos 50 anos, vítima de complicações de um câncer no intestino.

Despedida de Preta Gil reúne fãs no Theatro Municipal | Fãs fizeram fila na porta do Municipal
Fãs fizeram fila na porta do Municipal

O Theatro, palco de grandes nomes da cultura nacional, foi escolhido pela própria Preta para a despedida. Reconhecida por sua trajetória na música, na TV e no carnaval de rua, a artista arrastou multidões por mais de 15 anos com o Bloco da Preta — que já chegou a reunir mais de 750 mil foliões nas ruas do Centro — não à toa, foi homenageada justamente com o nome do trajeto oficial dos megablocos cariocas, que ganhou a alcunha de Circuito Preta Gil.

Logo cedo, fãs formaram fila em volta da Cinelândia, carregando flores, fotos e faixas. Muitos aproveitaram o momento para cantar músicas que marcaram a carreira da cantora. 

O ajudante de caminhoneiro Caique do Nascimento 56, conhecido por aparecer em muitos velórios de famosos, veio de Nova Iguaçu e chegou às 4h para o cortejo. Ele mostrou uma foto que tirou com a cantora em 2005 no Sambódromo, quando ela desfilou pela Mangueira.

– Essa foto tirada por volta de 2005 no Sambódromo, quando ela desfilou pela Mangueira. Aproveitei a oportunidade e falei ‘Preta, tira uma foto comigo? Ela, na maior delicadeza do mundo, aceitou. Falei naquele momento que ela era a maior passista do Carnaval carioca. Ela ria muito. Infelizmente ela nos deixou tão cedo, com uma doença que deixa a gente sem entender como seguir. Ela era cheia de vida, cheia de sucesso – disse, emocionado.

– Vim aqui para desejar que ela descanse em paz. Todos a estão homenageando, familiares e amigos, mas sinto que eu tinha que estar aqui neste momento para me despedir da ‘Pretinha do Brasil’, como apelidei ela – contou.

Ezenita de Souza, 58, moradora do Centro, chegou por volta das 9h30. “Sou baiana, ela é minha conterrânea. E sempre curti muito o pai dela, desde a minha adolescência. Já estive com ele umas três vezes, inclusive em Angola, quando ele foi fazer o show dos 15 anos da TV Popular de Angola. Vim para dar essa força, também a pedido do meu filho que mora no Mato Grosso, para despedir da Preta”, destacou.

Emocionada, outra fã desabafou. “É lamentável. Foi muita luta dela contra essa doença. Confesso que não acompanhava muito a carreira dela, mas quando vi essa batalha dela (contra o câncer), achei que ela fez um papel muito bonito de falar, ela é uma vitoriosa”.

– A homenagem que estou prestando ao vir aqui é o mínimo que poderia fazer, porque ela já fez muito pela humanidade. Estou com 81 anos, já existia antes da Preta, mas me espelho muito nela. Acompanhava todo o processo dela, foi ali que mostrou o que é ser resiliente. Tem muitas coisas que eu poderia falar sobre o legado que ela deixa – apontou Dioneia Faria, moradora de Laranjeiras.

Salão tem telão de LED e coroas enviadas por famosos

O salão do Municipal foi decorado com painéis e fotos da artista e flores foram posicionadas em volta de um telão de LED, também instalado próximo ao caixão. Nas imagens, há ensaios feitos por Preta Gil e fotos que ela gostava.

O filho de Preta Gil, Francisco Gil, muito emocionado, recebeu famosos como os cantores Thiaguinho, Xanddy Harmonia e a esposa Carla Perez, Perícles, Vitão, Marcelo Falcão, Xande de Pilares e as atrizes Alice Wegmann, Carolina Dieckmann, uma das melhores amigas da artista, também prestaram condolências, além da primeira-dama Janja Silva e a influenciadora Luana Xavier.

Amigos de longa data enviaram faixas e coroas de flores. “Meu amor, minha amiga eterna” foi a faixa escolhida por Ivete Sangalo. “Meus sentimentos”, escreveu a família Nobre. “Nasceu para voar, fez seu destino dela”, lê-se em outra faixa da atriz Fernanda Torres. “Preta Gil espalhou só o amor. O Brasil agradece e celebra sua luz”, diz o texto da coroa enviada pelo presidente Lula.

Velório e cortejo

O velório aconteceu até às 13h, quando o corpo foi levado em cortejo pelo circuito de megablocos que agora leva o nome da cantora.

Após o cortejo, o corpo de Preta Gil seguiu para o Cemitério da Penitência, no Caju, onde foi cremado em cerimônia restrita à família.

Referência de irreverência, alegria e luta pela diversidade, Preta deixa uma trajetória que segue viva na memória de quem a viu comandar os blocos, palcos e campanhas que marcaram o carnaval carioca e a cultura popular.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo