Rio de Janeiro, 23 de Julho de 2025

Circuito de megablocos no Rio recebe nome de Preta Gil

Arquivado em:
Terça, 22 de Julho de 2025 às 11:34, por: CdB

A mudança foi oficializada por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Município e assinada pelo prefeito Eduardo Paes.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

O tradicional trajeto dos megablocos de Carnaval de rua no Rio passa a se chamar, a partir desta terça-feira, Circuito de Blocos de Carnaval de Rua Preta Gil, ou simplesmente Circuito Preta Gil. A mudança foi oficializada por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Município e assinada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD).

Circuito de megablocos no Rio recebe nome de Preta Gil | Bloco da Preta atraiu multidões no Rio e outros Estados
Bloco da Preta atraiu multidões no Rio e outros Estados

A homenagem acontece dois dias após a morte da cantora, atriz e empresária, que faleceu no último domingo, nos Estados Unidos, em decorrência de complicações de um câncer no intestino. Ícone da música e da folia carioca, Preta Gil sempre foi uma entusiasta do Carnaval e manifestou, ainda em vida, o desejo de ter seu cortejo fúnebre realizado em um trio elétrico, símbolo de sua forte conexão com a festa popular.

A cantora foi fundadora de um dos megablocos mais emblemáticos da cidade, o Bloco da Preta, e também ocupou o posto de rainha de bateria da Estação Primeira de Mangueira, uma das mais tradicionais escolas de samba do país.

O caminho da folia

O circuito homenageado tem início na Rua Primeiro de Março, entre as ruas do Rosário e do Ouvidor, e segue pela Avenida Presidente Antônio Carlos, com dispersão na altura da Rua Araújo Porto Alegre, no centro da cidade.

Na justificativa do decreto, o prefeito destacou a relevância da artista para o carnaval carioca:

– Considerando Preta Gil artista fundamental à defesa da livre expressão artística e da dignidade de todos os corpos, raças e crenças na cultura brasileira; considerando a participação decisiva de Preta Gil na retomada do carnaval de rua no Centro do Rio, contribuindo para sua afirmação enquanto espaço urbano de cidadania cultural – escreveu Eduardo Paes.

A mudança reforça o legado da cantora e sua influência sobre a cultura popular e o espírito democrático da maior festa de rua do país.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo