Empatadas tecnicamente, as legendas lideram a preferência dos brasileiros em uma lista composta por outras cinco siglas (MDB, PSDB, PSD, PSOL e União Brasil).
Por Redação – de São Paulo
Levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta quinta-feira mostra que 18,2% dos brasileiros dizem simpatizar com o PL (Partido Liberal), cuja principal liderança política hoje é o ex-presidente Jair Bolsonaro. Simultaneamente, 18,1% afirmam gostar mais do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um dos fundadores.

Empatadas tecnicamente, as legendas lideram a preferência dos brasileiros em uma lista composta por outras cinco siglas (MDB, PSDB, PSD, PSOL e União Brasil).
No entanto, de acordo com a pesquisa, 38,6% dos entrevistados declararam não gostar ou não simpatizar com nenhum partido político. Somente 0,6% disseram gostar e/ou simpatizar com todos os partidos. Outros 12,9% não souberam ou não responderam à questão.
Foram ouvidas 2.020 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal entre os dias 18 e 22 de junho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Rejeição
Em outro levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado na véspera, a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em 39,8%, enquanto a reprovação alcança 56,7%, com 3,5% dos entrevistados que desconhecem ou preferem não se posicionar acerca do tema.
Na comparação com a pesquisa anterior, divulgada em abril último, o cenário permanece estável. Na vez passada, a aprovação do governo Lula era de 39,2%, e a desaprovação, 57,4%, com uma diferença mínima de 0,3% para a atual pesquisa na aprovação. O percentual de pessoas que não sabem ou não opinam também se manteve estável: 3,4% em abril contra 3,5% agora.