Descoberto há menos de uma década, o sistema planetário que orbita a estrela TRAPPIST-1 chamou atenção de pesquisadores.
Por Redação, com ANSA – de Washington
Cientistas apontaram que o planeta mais parecido com a Terra fora do Sistema Solar pode ser TRAPPIST-1e, que orbita uma zona habitável ao redor de uma estrela anã vermelha localizada a 40 anos-luz de distância.

Observações iniciais feitas através do supertelescópio espacial James Webb, publicadas no Astrophysical Journal Letters, sugerem a presença de uma atmosfera rica em nitrogênio molecular bem similar ao da Terra.
Descoberto há menos de uma década, o sistema planetário que orbita a estrela TRAPPIST-1 chamou atenção de pesquisadores, pois seus sete planetas são rochosos e muitos estão localizados em uma área que permitiria a existência de água líquida na superfície.
Vênus e Marte
Os pesquisadores, que são de instituições diferentes, indicaram que os resultados descartam uma atmosfera com alta concentração de dióxido de carbono, como as de Vênus e Marte.
Paralelamente, uma poderosa explosão cósmica com características sem precedentes foi observada pelo Very Large Telescope, do Observatório Europeu do Sul, no Chile. Em vez de durar entre milissegundos e alguns minutos, o episódio teve duração de quase um dia, produzindo não uma única explosão de raios gama, mas três flashes recorrentes ao longo do tempo.