Rio de Janeiro, 30 de Agosto de 2025

Zelensky denuncia ataques russos e insiste em encontro tripartite

Arquivado em:
Sexta, 15 de Agosto de 2025 às 14:49, por: CdB

Mais cedo, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que uma hipotética cúpula entre os presidentes da Rússia e da Ucrânia, Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky, seria viável.

Por Redação, com Europa Press – de Kiev

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, dedicou seu discurso de sexta-feira à noite para acusar a Rússia de “continuar matando” no mesmo dia em que os líderes dos EUA e da Rússia, Donald Trump e Vladimir Putin, se reuniram, como uma demonstração de força poucas horas antes da cúpula do Alasca, e insistiu em se reunir com ambos como a melhor abordagem para alcançar uma cessação das hostilidades.

Zelensky denuncia ataques russos e insiste em encontro tripartite | O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky,
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky,

– No dia das negociações, eles ainda estão matando. E isso diz tudo – disse ele após denunciar um ataque russo a um mercado na região de Sumi (que a Rússia negou nas últimas horas) e bombardeios adicionais em Zaporiyia, Kherson e Donetsk.

– A intenção russa era mostrar força diante do Alasca – denunciou Zelensky, que espera que Trump “assuma uma postura firme durante a reunião”, antes de insistir na necessidade de realizar uma reunião a três com ambos os líderes o mais rápido possível.

– Parece-me que uma solução real só é possível exatamente nesse formato – acrescentou Zelensky, antes de lamentar que os últimos ataques de Moscou indiquem que “não há sinais de que a Rússia esteja se preparando para pôr fim a essa guerra”.

Mais cedo, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que uma hipotética cúpula entre os presidentes da Rússia e da Ucrânia, Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky, seria viável por enquanto se a reunião no Alasca produzisse um resultado satisfatório para Moscou.

Peskov não quis entrar em detalhes além de expressar seu desejo de que a cúpula termine de uma única maneira: “Produtivamente”, disse ele ao canal russo, um resultado que é essencial para concluir a reunião com Zelensky.

Medidas

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, espera que a reunião no Alasca entre Donald Trump e Vladimir Putin lance as bases para “um caminho real” em direção à paz, para a qual ele espera que o lado russo dê “os passos necessários”. “Estamos contando com os Estados Unidos”, enfatizou.

Zelensky, que nos últimos dias deixou claras suas linhas vermelhas em relação a uma hipotética negociação, mais uma vez deu a entender que a reunião cara a cara entre Putin e Trump não pode de forma alguma ser definitiva, mas sim um primeiro passo para uma nova reunião de alto nível “em um formato trilateral”, ou seja, com Kiev já na mesa.

Isso foi enfatizado pelo líder ucraniano em uma mensagem transmitida nas redes sociais ao final de uma reunião com comandantes militares, na qual ele falou sobre a situação na linha de frente. Apesar dos supostos avanços anunciados nos últimos dias pela Rússia, Zelensky garantiu que as tropas russas estão contendo com sucesso a ofensiva.

O presidente anunciou um reforço das tropas na região de Donetsk, o epicentro dos combates, e prestou “atenção especial” à situação na frente de Zaporiyia.

– O exército russo continua a sofrer baixas significativas em sua tentativa de garantir uma posição política mais favorável para seu líder na reunião do Alasca – disse Zelensky, que informou seus parceiros internacionais sobre a “situação real” no local.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo