Barbosa publicou no Instagram um post sobre o homicídio de Kirk com o seguinte comentário: “Um salve a este companheiro de mira impecável.
Por Redação, com ANSA – de Washington
O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, anunciou nesta terça-feira que o Departamento de Estado do país começou a negar vistos de entrada nos EUA a qualquer estrangeiro que tenha celebrado no mundo virtual o “assassinato de alguém”, incluindo o de Charlie Kirk, influenciador e apoiador do governo Donald Trump.

– Quero que todos pensem nisso por um momento, ok? Vocês estão aí comemorando o assassinato a sangue frio de alguém – disse Rubio ao comunicar a nova medida.
– Por que iríamos querer alguém assim em nosso país, como turista ou qualquer outro? – acrescentou.
Elogiar o assassino de Kirk
No último sábado, o vice de Rubio, Christopher Landau, publicou no X que tinha ordenado ao chefe de assuntos consulares para barrar qualquer pedido de visto ao médico brasileiro Ricardo Barbosa após ele elogiar no Instagram o assassino de Kirk, que o matou no último 10 de setembro.
– De todos os conteúdos depravados que vi online, este é, talvez, o mais chocante – afirmou Landau, antes de acrescentar: “Trata-se de um neurocirurgião brasileiro. Ele não apenas elogia o assassino de Charlie Kirk por sua ‘precisão impecável’, como ainda, com meticulosidade cirúrgica, especifica ‘coluna cervical'”.
Barbosa publicou no Instagram um post sobre o homicídio de Kirk com o seguinte comentário: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”. A mensagem foi compartilhada no X pelo líder do Partido Liberal (PL) da Câmara Municipal de Recife, Thiago Medina, e teve grande repercussão.
Contatado pela CNN, Barbosa afirmou que o comentário não reflete a sua opinião.
– Esta é uma declaração infeliz, fora de contexto e difundida por pessoas de fora do meu círculo – disse o médico, pedindo “desculpas à família em luto”.