Turismo internacional no Rio de Janeiro cresce com força em 2025, impulsionado por norte-americanos, ações estratégicas de marketing global e ativações ligadas à Copa do Mundo de Clubes.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
O turismo no Rio de Janeiro vive um de seus melhores momentos em 2025, com destaque para o forte impacto dos visitantes norte-americanos na economia do Estado. Segundo estimativas da Oxford Economics, os turistas dos Estados Unidos já injetaram mais de R$ 1 bilhão nos cofres fluminenses apenas no primeiro semestre do ano.

Com um ticket médio de gasto de US$ 1.617 (cerca de R$ 8.893) por viagem e uma permanência média de sete dias, os norte-americanos lideram o ranking de consumo entre os estrangeiros que visitam o estado. Entre janeiro e junho, 126.366 turistas dos EUA desembarcaram no Rio, um crescimento expressivo de 39% em relação ao mesmo período de 2024. Esse número já representa 67% do total registrado em todo o ano passado, o que sinaliza um avanço acelerado.
Segundo o governador Cláudio Castro, o desempenho é resultado direto de uma política pública focada em promoção estratégica.
– O Rio de Janeiro está vivendo um novo ciclo de crescimento no turismo internacional. Estamos investindo em promoção de forma inteligente, buscando visibilidade qualificada e aproveitando grandes oportunidades globais, como a Copa do Mundo de Clubes. O retorno é evidente: mais turistas, mais empregos e mais renda girando na nossa economia – afirmou.
Se o ritmo for mantido, a expectativa é ultrapassar a marca de 260 mil turistas norte-americanos até dezembro, com impacto estimado de R$ 2,3 bilhões — um crescimento de 38% em relação aos R$ 1,66 bilhões registrados em 2024.
Grande parte do sucesso se deve à promoção internacional do Rio em eventos de alto alcance. Durante a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, realizada nos Estados Unidos, clubes cariocas como Botafogo, Flamengo e Fluminense promoveram ativações com apoio da Secretaria de Estado de Turismo em cidades como Nova York, Orlando, Los Angeles e Miami. Operadores internacionais, jornalistas e influenciadores participaram de eventos com foco na divulgação do destino Rio.
– Estamos colhendo os frutos de uma política estruturada, que combina inteligência de mercado, promoção em feiras internacionais e ações em momentos-chave – explicou o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca. Ele reforçou que o turista norte-americano é estratégico para o estado, destacando o alto poder de consumo e tempo médio de estadia.
Terceiro lugar
Hoje, os Estados Unidos já ocupam o terceiro lugar entre os maiores emissores de turistas para o Rio, atrás apenas de Argentina e Chile. No total, o estado recebeu 1.154.034 turistas estrangeiros no primeiro semestre de 2025 — um salto de 51% em comparação ao mesmo período de 2024. A meta inicial de 1,8 milhão de turistas internacionais no ano já está sendo revista para cima, diante dos números crescentes.
O Rio de Janeiro se consolida, assim, como uma potência do turismo global, impulsionado por estratégias certeiras, grandes eventos e a força da sua imagem internacional.