Após o registro dos milhares de raios no centro-norte e no arquipélago toscano, o governador da região, Eugenio Giani, usou as redes sociais para alertar a população sobre novos eventos climáticos.
Por Redação, com Ansa e EP – de Madri e Roma
Em apenas uma hora, na madrugada deste domingo, mais de 5 mil raios atingiram a Toscana, no norte da Itália, durante a tempestade que desabou sobre a região. Já no Vêneto, um deslizamento de terra voltou a bloquear uma importante rodovia durante a noite. Segundo a previsão, o mau tempo deve permanecer no norte do país nas próximas horas.

Após o registro dos milhares de raios no centro-norte e no arquipélago toscano, o governador da região, Eugenio Giani, usou as redes sociais para alertar a população sobre novos eventos climáticos.
— Possibilidade de fortes temporais e rajadas de vento (nas próximas horas). As tempestades tendem a se deslocar para o restante da Toscana — informou Giani.
Lama e pedras
No Vêneto, um deslizamento de terra após uma intensa chuva durante a noite bloqueou o trecho 51 da rodovia Alemagna, entre San Vito di Cadore e Cortinza d’Ampezzo, na província de Belluno. Agentes têm trabalhado na remoção da enorme massa de lama e pedras que desceu da encosta sul da montanha Croda Marcora. O local já havia sofrido com o mesmo episódio no início do mês, tendo sido liberado ao tráfico na última quarta-feira (9).
O site Il Meteo prevê “chuvas abundantes e ventos fortes, principalmente no norte” da Itália para este domingo, com melhora do tempo a partir de segunda-feira.
Já na Espanha, uma mulher de 22 anos foi atingida por um raio na noite passada, na Marina de Valência, e recebeu alta hospitalar neste domingo depois de ser transferida para o Hospital Clínic, confirmaram fontes hospitalares à agência espanhola de notícias Europa Press (EP).
Fulguração
O incidente ocorreu quando uma mulher de 52 anos entrou em parada cardíaca depois que um raio caiu em uma árvore na área da Marina de Valência, onde ela estava se abrigando da chuva. A mulher foi levada ao hospital, conforme confirmado pelo Centro de Informação e Coordenação de Emergências (CICU).
O CICU recebeu a chamada sobre a queda de um raio em uma árvore por volta das 12h30. Fontes municipais explicaram que uma mulher estava na Marina com sua filha, que tem mobilidade reduzida, e quando a tempestade começou, elas se abrigaram embaixo de uma árvore, que foi atingida por um raio.
A CICU mobilizou uma ambulância de Suporte Básico de Vida (SVB) e uma ambulância do SAMU para o local. A equipe médica atendeu uma mulher de 22 anos por fulguração e outra mulher de 52 anos por parada cardíaca.
Após a ressuscitação cardiopulmonar correspondente e outras manobras de estabilização, eles conseguiram recuperar a mulher de 52 anos, que foi transferida para o Hospital Clínico de València pelo SAMU. A mulher mais jovem também foi mobilizada para o Clínico no BLS.