Rio de Janeiro, 31 de Agosto de 2025

Taiwan detecta navios de guerra da China perto da ilha

Arquivado em:
Quinta, 06 de Abril de 2023 às 11:33, por: CdB

As embarcações chinesas foram detectadas na região depois de o presidente da Câmara dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, se encontrar com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen.


Por Redação, com Poder360 -  Taipé


O Ministério da Defesa de Taiwan disse ter detectado nesta quinta-feira um helicóptero e três navios de guerra chineses ao redor da ilha.




navio.jpg
Taiwan afirma que envio dos navios chineses "aumenta deliberadamente as tensões no estreito". Na imagem, embarcação da frota MTC de Taiwan

Em comunicado, o órgão de defesa do país disse que “as Forças Armadas monitoram a situação e mobilizaram aviões de patrulha aérea de combate, navios da marinha e sistemas de mísseis terrestres para responder às atividades”. Eis a íntegra da declaração (3 MB, em chinês).


As embarcações chinesas foram detectadas na região depois de o presidente da Câmara dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, se encontrar com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, na Califórnia, na quarta-feira, mesmo com pedidos da China para que a reunião não fosse realizada.



Desequilíbrio na paz


Segundo Pequim, o encontro promoveria desequilíbrio na paz e na estabilidade de Taiwan e faria o povo chinês ficar unido “contra um inimigo comum”.


Na quarta, depois da reunião entre McCarthy e Ing-wen, o Conselho de Assuntos do Continente de Taipé informou que frotas chinesas estavam obstruindo o comércio no Estreito de Taiwan, que liga a ilha ao continente, mas que pressão externa não impediria a determinação de se tornar independente.


“Para enfrentar quaisquer desafios temos capacidade e determinação. Estamos confiantes na defesa da segurança nacional”, disse o Ministério da Defesa da Taiwan em comunicado.


A China considera a ilha de Taiwan como parte de seu território e não a reconhece como um país independente.



Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo