As embarcações chinesas foram detectadas na região depois de o presidente da Câmara dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, se encontrar com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen.
Por Redação, com Poder360 - Taipé
O Ministério da Defesa de Taiwan disse ter detectado nesta quinta-feira um helicóptero e três navios de guerra chineses ao redor da ilha.

Em comunicado, o órgão de defesa do país disse que “as Forças Armadas monitoram a situação e mobilizaram aviões de patrulha aérea de combate, navios da marinha e sistemas de mísseis terrestres para responder às atividades”. Eis a íntegra da declaração (3 MB, em chinês).
As embarcações chinesas foram detectadas na região depois de o presidente da Câmara dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, se encontrar com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, na Califórnia, na quarta-feira, mesmo com pedidos da China para que a reunião não fosse realizada.
Desequilíbrio na paz
Segundo Pequim, o encontro promoveria desequilíbrio na paz e na estabilidade de Taiwan e faria o povo chinês ficar unido “contra um inimigo comum”.
Na quarta, depois da reunião entre McCarthy e Ing-wen, o Conselho de Assuntos do Continente de Taipé informou que frotas chinesas estavam obstruindo o comércio no Estreito de Taiwan, que liga a ilha ao continente, mas que pressão externa não impediria a determinação de se tornar independente.
“Para enfrentar quaisquer desafios temos capacidade e determinação. Estamos confiantes na defesa da segurança nacional”, disse o Ministério da Defesa da Taiwan em comunicado.
A China considera a ilha de Taiwan como parte de seu território e não a reconhece como um país independente.