Rio de Janeiro, 29 de Agosto de 2025

SP recebe exposição interativa sobre Ziraldo

Arquivado em:
Sábado, 16 de Agosto de 2025 às 11:27, por: CdB

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo inaugurou neste sábado uma exposição toda interativa que convida o público a brincar e explorar o universo criado por Ziraldo.

Por Redação, com ABr – do Rio de Janeiro

Criador do menino mais maluquinho do Brasil, o escritor, cartunista, jornalista e artista Ziraldo (1932-2024) dizia que livro era um gênero de primeira necessidade e deveria constar da cesta básica do brasileiro. Para ele, ler era até mais importante do que estudar.

SP recebe exposição interativa sobre Ziraldo | Mostra também estimula as pessoas à leitura
Mostra também estimula as pessoas à leitura

E é para continuar estimulando esse hábito da leitura, principalmente entre crianças, que o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo inaugurou neste sábado uma exposição toda interativa que convida o público a brincar e explorar o universo criado por Ziraldo.

Chamada de Mundo Zira-Ziraldo Interativo, a exposição celebra a vida e obra do multiartista Ziraldo. Depois de ter passado por Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, atraindo quase 400 mil pessoas, a mostra chega ao centro histórico de São Paulo. A curadoria é de Adriana Lins e Daniela Thomas, sobrinha e filha do artista, respectivamente.

– A exposição é um mergulho interativo, tecnológico e analógico também, no universo literário e artístico do Ziraldo. Ela coloca o visitante explicitamente como coautor. O leitor é um coautor e ele precisa acordar para isso. Então, aqui nessa exposição, na brincadeira, no envolvimento, no lúdico, ele acaba se se apropriando desse entendimento de que o outro lado faz parte do todo – falou Adriana Lins, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo a curadora e também diretora do Instituto Ziraldo, a exposição é a mesma em todos os locais, mas acaba tendo algumas particularidades em cada cidade onde é exposta. Uma novidade em São Paulo, por exemplo, é que ela inclui alguns novos livros de Ziraldo, que foram lançados recentemente.

– Em cada espaço ela ganha um ajuste exclusivo para aquele espaço. Nisso você acaba mexendo no fluxo da visitação, isso interfere na sua sensação ao navegar. Então, cada experiência é única, ela é diferente porque aquela cidade tem um formatinho diferente. E a gente trouxe aqui [em São Paulo] os livros inéditos do Ziraldo que não existiam em Brasília, não existiam em Belo Horizonte, nem no Rio de Janeiro, são livros desse ano. São eles: O caminho das Sete Tias, Peixe Grande e Entre Cobras e Lagartas, que a gente editou no ano passado.

O grande objetivo da exposição, disse Adriana Lins, é que as pessoas curtam o espaço, mas se voltem também para a leitura dos livros.

– O lema do Instituto Ziraldo é ler para ir além da leitura. E na hora que a gente vê as crianças saindo da exposição falando: Cadê o livro? Cadê a história?, estamos realizados – disse.

A exposição

A mostra traz muito do caráter comunicativo e democrático da obra do artista, com áreas temáticas dedicadas a obras como Flicts e A Turma do Pererê. O percurso da mostra pretende incentivar a criatividade e imaginação de cada pessoa, mesclando painéis projetados e artes gráficas.

Em um dos espaços, por exemplo, dedicado a Flicts, primeiro livro infantil de Ziraldo, o público vai se deparar com uma grande projeção interativa, convidando o visitante a ser um maestro. Há ainda um espaço onde o visitante poderá inserir balões de fala nas páginas do livro O Menino Quadradinho, que foram reproduzidas na parede. Também será possível colorir virtualmente alguns dos desenhos feitos por Ziraldo.

A exposição é gratuita e fica em cartaz até o dia 27 de outubro, no espaço anexo do CCBB. Para esta exposição, é preciso reservar ingressos pelo site ou na própria bilheteria física. Os ingressos são liberados sempre às sextas-feiras, a partir das 12h, e estão disponíveis no site do Centro Cultural do Banco do Brasil. 

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo