A Odysseus caiu, mas passa bem. A espaçonave da Intuitive Machines tombou ao pousar na Lua, e deve parar de operar nesta terça-feira. A missão IM-1 pode ser encerrada cerca de dias após o pouso, sendo que o esperado era que o módulo operasse na Lua por pelo menos 10 dias.
Por Redação, com Canaltech - de Washington
A Intuitive Machines pousou o módulo Odysseus na Lua no último dia 22 e se tornou a primeira empresa privada a realizar essa façanha. Também é a primeira vez que uma nave dos Estados Unidos chega à superfície lunar desde o último voo do programa Apollo, há mais de 50 anos. No entanto, a empresa informou na segunda-feira que deve perder contato com seu lander em breve.

Em uma publicação no X, o antigo Twitter, a Intuitive Machines explicou que "com base no posicionamento da Terra e da Lua, acreditamos que os controladores de voo vão continuar se comunicando com o Odysseus até a manhã de terça-feira.
Dados científicos
Portanto, a missão IM-1 pode ser encerrada cerca de dias após o pouso, sendo que o esperado era que o módulo operasse na Lua por pelo menos 10 dias. Ainda não se sabe ao certo quantos dados científicos podem ser perdidos.
O módulo Odysseus desceu à superfície às 20h23 (horário de Brasília), sendo agora a sonda mais próxima do polo Sul lunar. Apesar de alguns contratempos durante a fase de descida, incluindo a perda temporária de comunicação no momento mais crítico, a equipe confirmou o sucesso do pouso.