As conversas reveladas no relatório do inquérito evidenciam o uso do ‘tarifaço’ imposto ao Brasil pelo governo de Donald Trump como barganha para livrar o ex-presidente de punições.
Por Redação – de Brasília
A investigação da Polícia Federal (PF) que aponta tentativa do ex-mandatário neofascista Jair Bolsonaro (PL) de interferir no processo da trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF) revela divisões nas forças da direita que atuam no país.

Enquanto dirigentes do PL e de partidos como União Brasil, PP e Republicanos buscam um nome de consenso para chegar na disputa com chances de evitar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mensagens apreendidas pela PF mostram uma ofensiva do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para descredenciar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como quem poderia disputar o cargo.
As conversas reveladas no relatório do inquérito evidenciam o uso do ‘tarifaço’ imposto ao Brasil pelo governo de Donald Trump como barganha para livrar o ex-presidente de punições.
Cotados
No inquérito, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes, a PF reuniu mensagens em que Eduardo admite ao pai ter atuado nos EUA para enfraquecer a ideia de que o governador seria o seu sucessor na disputa pelo Palácio do Planalto. Além de Tarcísio, o próprio Eduardo é um dos cotados como possíveis nomes para substituir nas urnas Bolsonaro, que está inelegível até 2030.
“Aqui nos EUA tivemos que driblar a ideia plantada pelos aliados dele, de que ‘Tarcísio = Bolsonaro”, uma clara mensagem de que os EUA não precisariam entrar nesta briga, pois com TF (Tarcísio) ou vc Trump teria um aliado na presidência do Brasil em 2027”, escreve Eduardo ao pai em 11 de julho deste ano.
Bastidores
Em outra mensagem, o filho ’03′ de Bolsonaro, como é conhecido, acrescenta: “Só para te deixar ciente: Tarcísio nunca te ajudou em nada no STF. Sempre esteve de braço cruzado vendo vc se f… e se aquecendo para 2026.” A disputa nos bastidores entre Eduardo e Tarcísio também rendeu xingamentos do deputado ao pai.
Após o ex-presidente chamar o filho de “imaturo” por ter criticado a atuação do governador em relação ao tarifaço, o parlamentar envia uma mensagem o insultando.
“Eu ia deixar de lado a história do Tarcísio, mas graça aos elogios que você fez a mim no Poder360, estou pensando seriamente em dar mais uma porrada nele, para ver se você aprende. VTNC, SEU INGRATO DO C…! Me f…endo aqui (nos EUA)! Você ainda te ajuda e se f… daí!”, resume ’03′.