O projeto é formado por painéis on-line em que 12 personalidades do universo dos games, de professores a CEOs, de pesquisadores a jogadores e produtores culturais no setor, compõem o elenco de conferencistas.
Por Redação - do Rio de JaneiroNos dias 5, 6, 7 e 8 de abril o Rio de Janeiro recebe o primeiro XBoom – Game Jam Experience na Biblioteca Parque Estadual, na Avenida Presidente Vargas, nº 1261.
O projeto é formado por painéis on-line em que 12 personalidades do universo dos games, de professores a CEOs, de pesquisadores a jogadores e produtores culturais no setor, compõem o elenco de conferencistas. Presencial, o módulo Game Jam vai mobilizar o público com a competição para criar jogos inéditos! Gratuitamente, das 10h às 17h, durante os dias 6, 7 e 8 de abril, o desafio é a palavra-chave. A equipe que vencer receberá R$ 10 mil; a segunda colocada conquista R$ 6 mil e a terceira R$ 4 mil. Podem participar candidatos de 18 a 29 anos. A premiação oferecida totaliza R$ 20 mil.
O Xboom é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da IBM, parceria com Bemeet.in, apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Cultura Milanesa e Rio Gamer e uma realização da Burburinho Cultural, Esportsmaker, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil Governo Federal. A programação enfatiza o caráter multidisciplinar para formar uma perspectiva do momento, indicando tendências e estudos de caso. Inscreva-se para assistir os painéis: https://bityli.com/ROYSX .
Abertura
Dia 5, às 18h, a abertura do ciclo de painéis cabe a Pedro Savino, CEO/Fundador da Orube Game Studio, que aborda o tema “Produção de Jogos: De estudante a dono de empresa”. Cada noite contará com quatro expoentes. Ainda na noite do dia 6 de abril está Carolina Caravana Laubisch, vice-presidente da Abragames e Produtora na Ayra, tematizando “O mercado global de jogos: oportunidades dentro e fora do entretenimento”. O painel “Game design, produção cultural e acessibilidade: dá jogo?”, com Julia Stateri, pesquisadora e fundadora da Oficina Lúdica, mostra uma ponta da indústria de games. Já “Gamificação: onde a diversão encontra a motivação”, com Guilherme Xavier, presidente da Donsoft Entertainment e professor da PUC-Rio, descortina outro aspecto do tema geral.
Fatores do mercado profissional serão analisados por Anny Caroline Souza, Analista de testes na Gazeus Games e Owner da Iná Games (“Minha profissão é jogar? O papel do controle de qualidade na área de jogos”) e Érika Caramello, CEO Dyxell Gaming e professora universitária na Faetec e Cásper Líbero (“Ganhando mercado e visibilidade com seu jogo independente”; ambos dia 7). A programação completa está no final do release.
OX-Boom – Game Jam Experience é a culminância da iniciativa pedagógica. O ponto alto é a programação presencial composta por uma Game Jam, competição de criação da jogos para jovens de 18 a 29 anos. O total da premiação é de R$ 20 mil, no estilo Hackathon.
– O projeto XBoom preenche algumas lacunas que o ensino formal ainda não conseguiu incorporar ao currículo obrigatório. Trata-se de trabalhar tecnologia a partir da lógica atrativa do universo dos games. No decorrer do projeto, mapeamos uma dor social que ainda é pouco debatida: o analfabetismo digital. O jovem opera tecnologia, mas pouco produz e o reflexo disso é a ociosidade de vagas no mercado de trabalho em áreas tecnológicas, apesar do alto índice de desemprego – refletem os gestores Priscila Seixas e Thiago Ramires da Burburinho Cultural, responsável pelo projeto piloto.
Game Jam:
O Game Jam é uma atividade comum no mundo dos games, que consiste no encontro de desenvolvedores com o objetivo de criar um jogo do zero em um curto período de tempo. Os participantes se dividem em pequenas equipes (geralmente, entre 4 e 6 membros cada) que competem entre si para criar o melhor jogo. Todas as equipes devem criar um jogo inédito e com a mesma temática, proposta pela organização no começo da competição para garantir que todas as equipes concorram em pé de igualdade. Cada equipe precisa criar protótipos a fim de conseguir validar diferentes ideias de jogo.
Programação
Dia 5/4: Produção de Jogos: De estudante a dono de Empresa. Com Pedro Savino | CEO/Fundador da Orube Game Studio | 18h às 18h50
Onde um Game Developer pode chegar: Estudos de caso sobre estúdios pequenos e independentes. Com Lucas Miguel | Professor FASM Muriaé e Fundador das Startups Direct IP e GameGods | 19h às 19h50
O mercado global de jogos: oportunidades dentro e fora do entretenimento. Com Carolina Caravana Laubisch | Vice Presidente da Abragames e Produtora na Aiyra 20h às 20h50
Gamificação nos Ambientes Corporativos. Com Alexandre Caruso | Head of Community Development na Fábrica de Startups Brasil | 21h às 21h50
Dia 6/4: Game Design, Produção Cultural e Acessibilidade: dá jogo? Com Julia Stateri | Pesquisadora e Fundadora da Oficina Lúdica | 18h às 18h50
Jogos, Realidade Virtual e Metaversos: o que vem pela frente? Com Esteban Walter Gonzales Clua | Professor da UFF e Coordenador Geral do UFF Medialab. Fundador do SBGAmes ,Mestrado e Doutorado pela PUC-RIO | 19h às 19h50
Empreender em jogos não é brincadeira: o que não te contam sobre isso. Com Adrian Laubisch | Produtor Executivo e Sócio na Aiyra | 20h às 20h50
Gamificação: onde a diversão encontra a motivação. Com Guilherme Xavier | Presidente da Donsoft Entertainment e Professor da PUC-Rio | 21h às 21h50
Dia 7/4: Minha Profissão é jogar? O papel do controle de qualidade na área de jogos. Com Anny Caroline Souza| Analista de Testes na Gazeus Games e Owner da Iná Games | 18h às 18h50
Ganhando mercado e visibilidade com seu jogo independente. Com Érika Caramello | CEO Dyxel Gaming e Professora Universitária na Faetec e Cásper Líbero | 19h às 19h50
Gestão de projetos de jogos free to play: criando diversão através da agilidade. Com Felipe Fernandes | Agile Master na Gazeus Games e Co-Fundador e Líder nacional do Code Club Brasil, extensão brasileira de uma ONG Inglesa | 20h às 20h50
Games na educação: Multiplicando o conhecimento para transformar o futuro. Com Luiz Cesar Faria | Professor do IFF - Instituto Federal Fluminense| 21h às 21h50
Sobre o XBOOM:
XBOOM é um ciclo de formação gratuita em desenvolvimento de jogos para jovens a partir de 12 anos, com atividades educativas virtuais e laboratórios presenciais. Trabalhando a introdução à tecnologia e o game design de forma simples e popular, a iniciativa é uma das primeiras a propor uma iniciação em jogos com foco em alunos da rede pública de ensino na Baixada Fluminense. Capacitando jovens para o novo mercado de trabalho, a nível nacional nas plataformas digitais do projeto.
O XBOOM é também um projeto de alfabetização digital, introdução à Cultura e produção de jogos! Durante 4 meses foram realizadas experiências em 2 laboratórios na cidade de Queimados, um dos territórios mais vulnerabilizados da Baixada Fluminense. A formação iniciou os alunos em 5 áreas da criação de jogos: programação, edição de som, artes, roteiro e game design.
Durante seis meses o projeto realizou atividades de facilitação às videoaulas em laboratórios presenciais. Foram dezenas de atividades à distância disponibilizadas em plataforma própria, abordando diversos elementos do desenvolvimento de jogos. Os conteúdos foram testados e monitorados em 2 laboratórios na cidade de Queimados. Com centenas de alunos de diferentes perfis e dinamizadores para auxiliar nas dúvidas, registrar as dinâmicas e o impacto do projeto.
XBOOM é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da IBM, parceria com Bemeet.in, apoio da Cultura Milanesa e Rio Gamer e uma realização da Burburinho Cultural, Esportsmaker, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil Governo Federal.
Burburinho Cultural
Empresa de cultura fundada em 2006. Sua expertise em criação, planejamento, gestão e realização de projetos culturais é reconhecida Brasil afora, com base no Rio de Janeiro. Multiplicar as formas de participação na Economia da Cultura, desenvolvendo mecanismos e estratégias para formar pontes entre os fundos públicos de incentivo e as iniciativas privadas, em prol de efeitos concretos, de curto, médio e longo-prazo na sociedade brasileira.
Esportsmaker
A Esportsmaker surgiu da paixão pelos esportes eletrônicos de um time com conhecimento e bagagem no planejamento e execução de grandes eventos de games e esportes, com a missão de fortalecer o cenário nacional, realizando campeonatos e projetos com alto padrão de qualidade. A proposta da empresa é agregar valor e ajudar a fomentar ainda mais esse mercado, que há alguns anos ganha destaque no Brasil e no mundo.
Serviço:
1º XBoom – Game Jam Experience
Evento sobre o universo dos games com professores, pesquisadores e executivos do universo dos jogos eletrônicos - Grátis
Biblioteca Parque Estadual - Avenida Presidente Vargas, 1261. Centro - RJ
Atividade presencial: Game Jam - 10h às 17h
Inscreva-se para assistir os painéis: https://bityli.com/ROYSX