Downing Street, a sede do governo, também sediou uma reunião para marcar as comemorações. “Nunca devemos esquecer os sacrifícios daqueles que lutaram pela paz”, disse o primeiro-ministro Keir Starmer.
Por Redação, com Europa Press – de Londres
Nesta segunda-feira, o Reino Unido deu início oficialmente aos eventos oficiais que marcam o octogésimo aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, com um desfile militar com a presença dos principais funcionários do governo e da Casa Real, que foi precedido por uma saudação simbólica da família na varanda principal do Palácio de Buckingham.

Mais de 1,3 mil membros das Forças Armadas Britânicas, acompanhados por delegações de países da Otan, marcharam das proximidades do Parlamento até Buckingham, onde foram recebidos pelo Rei Charles III, que retomou sua agenda oficial após alguns dias de ausência devido aos efeitos posteriores do tratamento contra o câncer.
Uma vez na sacada, o Rei e a Rainha e o Príncipe e a Princesa de Gales, acompanhados de seus três filhos, lideraram uma procissão familiar para cumprimentar as milhares de pessoas reunidas no local e assistir às exibições aéreas, antes de Carlos III e sua esposa oferecerem chá a cerca de 50 veteranos durante a tarde.
Sede do governo
Downing Street, a sede do governo, também sediou uma reunião para marcar as comemorações. “Nunca devemos esquecer os sacrifícios daqueles que lutaram pela paz”, disse o primeiro-ministro Keir Starmer, que agradeceu a todos que deram suas vidas no conflito em nome do país.
As comemorações são particularmente simbólicas nesta ocasião porque faz 80 anos que o então primeiro-ministro, Winston Churchill, declarou vitória sobre os nazistas. O ator Timothy Spall leu parte do discurso de Churchill às 15 horas do dia 8 de maio de 1945.