Rio de Janeiro, 12 de Setembro de 2025

Protestos no Nepal deixam 51 mortos e mais de 12 mil presos foragidos

Arquivado em:
Sexta, 12 de Setembro de 2025 às 14:16, por: CdB

O bloqueio de redes sociais no país foi o estopim da revolta que resultou na queda do primeiro-ministro.

Por Redação, com CartaCapital – de Kathmandu

Ao menos 51 pessoas morreram durante os protestos violentos que abalaram o Nepal durante a semana, informou a polícia nesta sexta-feira ao divulgar um balanço atualizado, enquanto começa a ser analisada a dimensão do caos que derrubou o governo

Protestos no Nepal deixam 51 mortos e mais de 12 mil presos foragidos | O Nepal tenta se reorganizar após violentos protestos
O Nepal tenta se reorganizar após violentos protestos

Mais de 12,5 mil detentos que fugiram de várias prisões em todo o país continuam foragidos, disse o porta-voz da polícia, Binod Ghimire, à agência francesa de notícias Agence France-Presse (AFP).

Os protestos começaram na segunda-feira em Katmandu e em outras cidades, contra a decisão do governo de bloquear as redes sociais e contra a corrupção.

O primeiro-ministro, KP Sharma Oli, anunciou sua renúncia na terça-feira, durante um dia marcado por distúrbios nos quais manifestantes incendiaram a sede do Parlamento, edifícios do governo, um centro comercial e um hotel da rede Hilton.

Protestos

Apesar do restabelecimento de plataformas como Facebook, X ou YouTube, além da promessa de uma investigação sobre a violência policial e a renúncia do primeiro-ministro, alguns grupos de jovens manifestantes, sob o nome de “Geração Z”, saquearam na terça-feira edifícios públicos e as residências de vários líderes políticos.

Além de incendiar o Parlamento, os manifestantes também atearam fogo à residência do até então primeiro-ministro.

Na quinta-feira, as autoridades do Nepal anunciaram que recapturaram mais de 200 dos 13,5 mil detentos que fugiram das prisões nesta semana, aproveitando o caos dos protestos violentos e da renúncia do primeiro-ministro.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo